Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Civil, por intermédio da 10ª Delegacia Regional de Araguatins, município localizado no extremo norte do estado, deflagrou, durante toda tarde desta quinta-feira, 14, a Operação Pente Fino II . A ação teve como objetivo principal a apreensão de armas, drogas, veículos furtados ou roubados, bem como localizar criminosos foragidos da justiça.

A operação foi coordenada pelo delegado Wlademir Costa Oliveira, sob a orientação e apoio do delegado regional Carlos Alberto Teixeira de Castro e contou com a participação de policiais civis de Araguatins e, também do município vizinho, Augustinópolis, bem como do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) e o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). No total, aproximadamente 40 policiais civis trabalharam em conjunto com policias militares da 4ª Companhia de Polícia Militar e do Cipama.

Foram montadas barreiras nas principais vias de acesso ao município, enquanto viaturas eram distribuídas em locais estratégicos no centro da cidade a fim de realizar as abordagens veiculares e buscas em pessoas consideradas suspeitas. A aeronave do Estado, que tem na equipe da Superintendência do Ciopaer a responsabilidade em prover os meios aéreos dos órgãos de segurança, prestou auxílio à operação. Realizou o sobrevoo das áreas próximas às barreiras identificando veículos e pessoas em atitude suspeita e que tentavam evitar as abordagens, principalmente, adentrando em estradas vicinais ou embrenhando-se na mata.

A operação foi encerrada no final da tarde da quinta-feira, com um saldo positivo, já que permitiu às forças de segurança, em Araguatins uma resposta à sociedade local a delitos criminosos ocorridos naquela cidade, tais como a tentativa de assalto frustrada ao Banco do Brasil, ocorrida na manhã do último dia 12.

Como resultado das abordagens foram apreendidos um automóvel modelo Gol, 01 moto Honda Biz e 01 moto CG Honda Today já que os mesmosnão possuíam documentação e, por isso, foram recolhidos ao pátio da 4ª CIPM onde permanecerão até que a Polícia Civil possa investigar se eles são produtos de ações criminosas.

O Sub-Comandante da 4ª CIPM, Major Sodré, classificou a Pente Fino II como sendo de fundamental importância para a manutenção da paz na cidade, haja vista que inúmeras abordagens foram executadas transmitindo uma sensação de mais tranqüilidade à população de Araguatins. Destacou também, a integração das Polícias Civil e Militar como fator preponderante para que a operação alcançasse pleno êxito.

Ao final da operação o delegado WlademirOliveira fez uso da palavra e agradeceu a cooperação de todos envolvidos na ação, ressaltando, de forma especial, a união e integração para a obtenção de resultados satisfatórios.

“A finalidade principal da operação foi dar uma demonstração de força, bem como uma resposta imediata e eficaz à sociedade para que os bandidos não ousem cometer práticas criminosas na região, já que a polícia possui mecanismos capazes de repelir toda e qualquer ameaça à paz da população. Prova disso é o apoio prestado pela Secretaria da Segurança, que disponibilizou o Grupo de Operações Especiais e o helicóptero do Ciopaer, a fim de que reunir todas as condições necessárias para desencadear tão importante operação”, finalizou o delegado.(Ascom SSP)