Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Com o tema “cangaço versus volante”, a quadrilha Cafundó do Brejo conquistou o título de campeã do 20° Arraiá da Capital no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O Arraiá 2012 elegeu também a Barraca da Alegria, como melhor barraca de comidas típicas, além de várias outras atrações nos quatro dias de festa, encerradas neste domingo, 17, com as premiações, shows musicais, apresentações das quadrilhas campeãs e presença da comunidade e de autoridades.

A apuração dos jurados foi realizada com acompanhamento dos quadrilheiros na tarde deste domingo, e logo mais a noite houve a premiação, realizada pela equipe da Fundação Cultural de Palmas (FCP), pela primeira-dama e deputada estadual Solange Duailibe e pelo prefeito de Palmas, Raul Filho, que na oportunidade recebeu uma placa de homenagem dos quadrilheiros, pelo apoio ao movimento nestes 8 anos de gestão.

O presidente da quadrilha Cafundó do Brejo, Cláudio Maranhão, ressalta que este é o oitavo título, e que a Cafundó vem estudando o tema há 10 meses e a preparação do espetáculo foi realizada com seis meses de ensaios. “É uma emoção única este título, estamos desde as primeiras edições do Arraiá, por isso é muito especial esta competição para a nossa quadrilha”, afirmou Maranhão.

Para Maria das Graças Oliveira, dona da barraca da Alegria, vencedora da Melhor Barraca de comidas típicas do Arraiá da Capital, o concurso estimula a melhorar ainda mais o cardápio para as próximas edições. “Estou muito feliz em ver o meu trabalho reconhecido, pois a comida foi preparada com muito cuidado e carinho, além da decoração da barraca que foi pensada para alegrar os consumidores” disse.

A presidente da FCP, professora Kátia Maia Flores, destaca como altamente positiva a realização da maior festa de tradição na região central da capital. “Fomos felizes em trazer essa grande festa para o centro da cidade, pois oportunizou a mais pessoas de conhecer o belíssimo trabalho desenvolvido pelo movimento quadrilheiro daqui”, frisou Kátia.

A contadora Janis Camargo Pires se disse encantada com a apresentação das quadrilhas, “o figurino, as coreografias, e a paixão com que os integrantes se mostram é contagiante, eu nunca tinha ido ao Arraiá, agora que conheci, irei mais vezes prestigiar a este evento que retrata a nossa cultura”, afirmou a contadora.

Além das apresentações das quadrilhas juninas, outro diferencial da 20ª edição do Arraiá foram os shows de artistas reconhecidos por sua música, como o sanfoneiro Targino Gondim, conhecido internacionalmente e ganhador do prêmio GRAMMY, com a música “Esperando Na Janela”. Marcaram presença também a dupla sertaneja Marcos e Fernando, Banda Reprise, a Banda Forró do Cerrado, Paulinho do Acordeom e Grupo Gingado do Nordeste.

A estrutura do Arraiá contou com praça de alimentação, com 20 barracas contendo as mais variadas comidas típicas dos festejos juninos, parque de diversões, arena com arquibancada para apresentação das quadrilhas, além de uma equipe de segurança e limpeza.

O evento é uma realização da Prefeitura de Palmas, por meio da FCP, com parceria da Guarda Metropolitana, Superintendência de Segurança, Trânsito e Transporte, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Ciência, Secretaria Municipal de Saúde, Assessoria de Comunicação, Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.

Resultado do Concurso de Quadrilhas do Arraiá da Capital 2012

Grupo Especial

1º lugar: Cafundó do Brejo

2º lugar: Caipiras do Borocoxó

3º lugar: Pizada da Butina

Grupo de Acesso

1º lugar: Já Vim Já Vou

2º lugar: Raízes do Tocantins

3º lugar: Paixão Junina

Grupo Iniciantes

1º lugar: Caipiras do Sertão

2º lugar: São João do Cerrado

Barraca vencedora do Concurso de melhor barraca de comida típica: Barraca da Alegria, da Sra. Maria das Graças Oliveira

Melhor casal de noivos: Carlo Alexandro e Fernanda Lopes da quadrilha Cafundó do Brejo

Melhor Marcador: Rômulo Brasileiro, da quadrilha Cafundó do Brejo

Vencedora do Concurso de Rainha do Arraiá da Capital 2012: Nadya Costa da quadrilha Caipiras do Borocoxó

Equipe de jurados

Niccoly Evannys

Odejane Figueira

Marivaldo Ribeiro

Enok Evangelista

Fauzia Roger

J Bulhões

JB Franca