Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a presença de 23 presidentes dos TREs brasileiros, foi aberto oficialmente, na tarde desta última quinta-feira, 28, no Hotel Pousada dos Girassóis, unidade II, o 57º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL).

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e titular do Coptrel, desembargador Marco Antony Villas Boas, fez o pronunciamento de abertura com saudações à mesa, na pessoa da presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Jacqueline Adorno e do senador Vicentinho Alves (PR-TO), que na ocasião representou o presidente do Senado, José Sarney.

Em seu discurso Villas Boas destacou o contexto histórico da formação cultural e histórica do Estado do Tocantins, ressaltando que atualmente o Brasil vive a consolidação de seu sistema democrático. “Um dos motivos dessa estabilidade democrática é justamente a sua solidez, em que os direitos subjetivos e fundamentais são consolidados”, explicou.

“Nós, da Justiça Eleitoral, temos uma responsabilidade muito grande, principalmente na gestão da coisa pública. O processo eleitoral evoluiu bastante nos últimos anos, a exemplo, a Lei da Ficha Limpa. Para os políticos honestos não há o que temer, a Justiça Eleitoral é a garantia de que eles não vão sofrer”, destacou Villas Boas.

O presidente do Coptrel finalizou seu pronunciamento agradecendo o esforço dos servidores do TRE Tocantins, capitaneados pelo diretor geral Francisco Cardoso e também aos demais Diretores-Gerais dos demais TREs pela realização do evento. “Desejo boas-vindas a todos. Estou emocionado e muito feliz com a presença de todos”, disse.

Programação

Após a abertura do evento o juiz de direito Olivar Coneglian ministrou palestra sobre Propaganda Eleitoral. Em seguida, o desembargador Luiz Cezar Medeiros, presidente do TRE de Santa Catarina, expôs sobre Atendimento Ordinário por biometria – Um novo Paradigma.

Os trabalhos do 57º Coptrel prosseguem nesta sexta-feira (29), com painéis e palestras. Ao final da tarde, por voltas das 17 horas, está prevista a participação da Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministra Cármen Lúcia. (Ascom TRE-TO)