Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Novos indicadores de transição Pacto pela Saúde/COAP foram aprovados em reunião da CIR – Comissão Intergestores Regional Porto Nacional, realizada nesta quinta-feira, 28, na sala de reuniões da secretaria municipal de saúde de Porto Nacional. As apoiadoras da Sesau – Secretaria Estadual da Saúde, Marilene Coutinho Borges e Marleide Aurélio da Silva apresentaram a série histórica das metas dos indicadores e sugeriram novas metas a serem alcançadas em 2013.

A apoiadora Marilene Coutinho Borges propôs uma alteração no Regimento Interno da CIR, a qual inclui mais um parágrafo no artigo quinto, que institui, via portaria, os representantes da Sesau na Comissão Intergestora Regional que foi aprovada em sua totalidade. Também foram repassadas as informações sobre o SARGSUS cujo prazo para preenchimento encerra dia 31 de julho e sobre o RAG – Relatório Anual de Gestão que já teve prazo para entrega expirado.

Com uma população superior a 102 mil habitantes, a CIR Porto Nacional é composta por 12 municípios, destes apenas Ipueiras e Pindorama do Tocantins não enviaram representantes. Para o presidente do COSEMS – Conselho de Secretários Municipais de Saúde, que também é secretário Municipal de Saúde de Formoso do Araguaia, Sinvaldo dos Santos Moraes a participação dos municípios é fundamental para o direcionamento das ações a serem desenvolvidas. “É necessário este momento de pactuação, negociação e, mais necessário ainda, que o Cosems esteja firmado entre os municípios. Sabemos que cada região de saúde tem sua especificidade e este momento de integração e encaminhamentos, fortalece cada vez mais os gestores municipais de saúde”, declarou o presidente lembrando que a principal missão do Cosems Tocantins é representar bem todas as secretarias municipais de saúde.

Diversos assuntos foram debatidos e discutidos durante o encontro que contou com secretários e técnicos dos seguintes municípios: Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Monte do Carmo, Formoso do Araguaia, Fátima, Chapada de Natividade, Santa Rosa, Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e Silvanópolis. Contou ainda com a presença de diretores de hospitais da cidade e representantes de Conselhos Municipais de Saúde.

A secretária do município que sediou o encontro, Leonilda de Barros aproveitou a oportunidade para comunicar a vinda do Ministro da Saúde em Porto Nacional em data a ser agenda em breve e disse que esses encontros são importantes, pois facilitam a troca de experiências entre os gestores municipais de Saúde. “É sempre uma honra receber os colegas secretários de saúde para discutir políticas públicas de saúde de nossos municípios, assunto de grande relevância para toda a população, principal destinatária de nossas ações”, declara. (Ascom Sesau)