Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

A cobertura vacinal contra febre aftosa atingiu 99,64% do rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) batendo um recorde jamais atingindo em outras etapas. O maior índice já registrado foi de 99,54% na segunda etapa da campanha, realizada em novembro de 2010. Desta vez, dos 8.001.999 animais existentes, 7.973.430 receberam a dose da vacina, de acordo com os dados da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Dos 139 municípios tocantinenses, 64 deles alcançaram 100% de cobertura vacinal. Atualmente, o maior rebanho do Estado está localizado nos municípios de Araguaçu com 317.015, Araguaína com 225.268, seguido de Formoso do Araguaia com 225.610, Peixe com 203.551 e Sandolândia com 158.860 animais.

De acordo com o diretor de Defesa, Sanidade e Inspeção Animal da Adapec, João Eduardo Pinto Pires, bater um novo recorde foi surpreendente, pois na reta final da Campanha houve sobrecarga do sistema online, devido ao grande numero de acesso. “Mas com o empenho dos servidores que foram em busca dos produtores, que ainda não tinham declarado a vacinação, foi primordial para chegarmos a este patamar”, diz.

Para o presidente Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, o fator determinante para alcançar o alto índice foi à conscientização dos produtores rurais, quanto à importância da prevenção da doença, e o empenho dos servidores. “Estes são os principais autores desta vitória, que atenderam ao pedido de comemorar 15 anos sem febre aftosa, preservando os status sanitário, livre da enfermidade com vacinação”, diz.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa foi realizada de 1º a 31 de maio, com a expectativa de imunizar 8 milhões de bovídeos.

Vacinação Fiscalizada

De um total de 54.183 propriedades rurais com rebanho, somente 909, em todo o Estado, deixaram de vacinar o rebanho. A partir do mês de julho, os técnicos das unidades locais da Adapec vão procurar os produtores rurais para regularizarem a situação. Mesmo assim, eles serão autuados e a vacinação será fiscalizada pela Agência. Com isso, a declaração de vacinação é feita de imediato.

Neste caso, o produtor rural para comprar a vacina contra a febre aftosa precisará de uma autorização de compra, que deve ser emitida pela Adapec. Mais informações poderão ser consultadas através do Disque Defesa pelo(0800 63 11 22). (Ascom Adapec)