Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em Porto Nacional, uma reviravolta política colocou o Democratas na chapa do candidato do PMDB para as eleições deste ano. Até esta terça-feira, 3, o DEM compunha base de apoio ao candidato tucano, Otoniel Andrade (PSDB). Depois da definição, já nesta tarde, o DEM indicou Agamenon Abreu Oliveira, conhecido como Agamenon do Mega como vice de Cleiton Maia (PMDB).

De acordo com o candidato a prefeito, Cleiton Maia, as conversas já vinham desde a última semana, mas nesta tarde a indicação de Agamenon como seu vice foi efetivada. Ao todo, contando com o Democratas, o candidato afirmou que soma oito partidos em sua coligação. Entre eles, além do seu partido, o PMDB, já aderiram o DEM, o PDT, o PPS, o PSB, o PTN, o PSL e o PCdoB.

A meta, a partir de agora, de acordo com o candidato, é recolher o partido para iniciar as discussões políticas em torno das estratégias eleitorais para este ano.

Descontentamento

Lado que está descontente nesta situação, o deputado estadual Toinho Andrade (PSD), irmão e um dos principais articuladores do candidato em Porto Nacional, se mostrou surpreso com a notícia de que o DEM assumiu a vice na chapa de Cleiton Maia. De acordo com o deputado, a chapa contendo o DEM na coligação de Otoniel já foi registrada no cartório eleitoral. “Eu agora não sei como vamos fazer. Fiquei surpreso com isto por que nossa chapa com o DEM já foi registrada no cartório”, disse.

O deputado informou que já está em contato com sua assessoria jurídica para saber qual procedimento deverá ser tomado no caso da mudança de posicionamento após o registro da chapa na justiça eleitoral. “Ainda não sei se depois de registrada, a chapa pode ser mudada desta forma”, completou.

Toinho ainda criticou um suposto assédio do DEM à composição já formalizada com o candidato do PSDB. “Eu soube que o Osires (Damaso, presidente do DEM) e a deputada Dorinha (Seabra Rezende, deputada federal) firmaram acordo lá para o DEM assumir na chapa do Cleiton. Se for isto mesmo, eu ainda vou me posicionar depois de confirmar”, completou.

Osires isenta DEM

Já o deputado Osires Damaso, presidente regional do DEM, isentou o partido de qualquer assédio sobre a composição de Otoniel. De acordo com o deputado, todas as decisões foram oficializadas durante a convenção partidária de Cleiton Maia. “Eu acredito que não tenha sido registrada (a chapa com o DEM como vice do PMDB). O que nós recebemos foi uma ata da convenção assinada por todos os partidos”, completou.

Damaso ainda informou que está tranquilo com relação à situação por que todas as negociações em torno da declaração de apoio e indicação de Agamenon na vice de Maia foram feitas dentro da normalidade pelo diretório municipal. “Isto foi uma articulação do diretório municipal porque nos foi oferecido maior espaço com a indicação do vice”, explicou.