Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

As cidades turísticas de Peixe (Praia da Tartaruga),Caseara (Praia da Ilha) e Araguacema (Praia da Gaivota) recebem, a partir desta sexta-feira, 06, consultorias de capacitação para prestadores de serviços com foco na qualidade de atendimento ao público visitante nesta Temporada de Praias no Tocantins. Em Pedro Afonso (Praia do Rio do Sono), já iniciaram no dia 4. Esta ação é realizada em parceria com o Sebrae-TO, após convênio firmado no valor de R7 mil, para contratação de consultorias nos locais, abordando Aperfeiçoamento para os setores de Alimentos e Bebidas e Meios de Hospedagem, Atendimento ao Público, Gestão de Empreendimentos Turísticos e Cozinha Regional. A partir do dia 12 de julho, entra no circuito a cidade de Araguanã (Praia do Meio e Escapole).

Este convênio prevê também a confecção de material de apoio ao programa “Tocantins Recebe Bem” e campanha promocional da Temporada de Praia 2012. Foram selecionados municípios prioritários considerando fluxo turístico, grau de atratividade, praias naturais, belezas cênicas e empreendimentos cadastrados no programa Cadastur. Outro convênio de R$ 70 mil, em parceria com o Sebrae-TO, começa neste dia 06, para a realização de “Diagnóstico Setorial sobre Trade Turístico na Temporada de Praia 2012”, nos municípios citados, totalizando estas ações R7 mil, com aportes de 50% para cada órgão.

Diagnóstico nas Praias

Os resultados da pesquisa vão formar banco de dados na Adtur, com indicadores do turismo, considerando novos investidores para o Estado, além de fornecer subsídios para diversos setores e ações futuras, no sentido de maximizar seu fluxo turístico; identificar o Perfil da Demanda Turística, o diagnóstico dos equipamentos e serviços turísticos, bem como aferir as receitas obtidas com o turismo durante a Temporada de Praia/2012. A executora dos projetos é a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do TO (FAPTO).

Este final de semana começam a receber visitantes, já com programação de abertura, as praias de Araguacema, Araguanã, Porto Nacional (Praia de Porto Real), Araguatins (Praia da Ponta da Areia) e Formoso do Araguaia (Recanto da Ilha. As praias de Caseara, PauD’Arco (Praia da Fofoca), Pedro Afonso, Aguiarnópolis (Ilha do Cabral), Rio Sono e Peixe já estão funcionando desde a semana passada. (Ascom Adtur)