Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Grupo Palmas-Música realiza mini-turnê no Estado, com apresentação de recitais de música de Câmara por meio do projeto Invenções e Canções. Nesta terça-feira, 10, a turnê sobe ao palco do Theatro Fernanda Montenegro, às 20 horas, com entrada gratuita. O recital tem apoio da Fundação Cultural de Palmas e passa também por Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Gurupi.

Segundo informações do Palmas-Música, o grupo atua na cidade de Palmas desde outubro de 2007 e pretende circular por outras cidades do Estado com intuito em difundir a música de concerto com apresentações de caráter didático. “A idéia surgiu com o objetivo de criar um repertório acessível ao público, através da junção entre música instrumental e vocal”, explica o grupo no material de divulgação.

O recital “Invenções e Canções” tem como repertório invenções a duas vozes de Bach e canções de compositores como Alessandro Scarllati, Mozart, Waldemar Henrique, Cláudio Santoro, Villa Lobos, Oswaldo Lacerda dentre outros. As canções selecionadas passam por diferentes períodos da história da música, privilegiando a canção de câmara brasileira.

As invenções a duas vozes de Bach são composições para instrumentos de teclado, construídas com base no diálogo entre duas melodias. O grupo realizou arranjos dessas invenções para piano, violão, clarinete e flauta. O repertório é organizado em blocos que iniciam com uma invenção a 2 vozes ou outra peça instrumental como prelúdio e em seguida há uma canção na mesma tonalidade, também arranjada para os instrumentos que compõem o grupo.

Calendário do projeto

09 de julho- Gurupi

10 de julho- Palmas

11 de julho- Paraíso do Tocantins

12 de julho- Porto Nacional

Músicos

Aline Martins-piano

Começou os estudos de piano aos 6 anos no Centro de Arte e Música em Viçosa (MG). É bacharel em música/piano pela Universidade de Brasília e mestre em música pela UniRio. Desde 2006, é professora de piano na Fundação Cultural de Palmas. Atua como pianista acompanhadora de corais, realiza recitais de piano solo e de música de câmara, com o Grupo Palmas-Música e duos com o violonista Leonardo Luigi Perotto e com o trombonista Abner Jorge.

Helena Zica- soprano

Graduada em canto pela Universidade Federal de Goiás, com pós-graduação em música brasileira do século XX pela mesma instituição, atua profissionalmente como professora de canto da Fundação Cultural de Palmas, desde 2006. Tem realizado diversas atividades artísticas como integrante do Grupo Palmas-Música, dentre os quais se destacam as estreias das obras A Infanticidada Marie Farrar, de Michel Scheir e Miña Santa Margarida, de Antonio Celso Ribeiro.

Heitor Oliveira- clarinete

Compositor, regente e clarinetista com graduação em Música-Regência pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em Música - Composição pela Universidade Estadual do Texas - San Marcos. É professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) nas disciplinas de Linguagem Musical e Técnicas de Expressão Vocal. Sua produção artística no campo da composição musical tem sido constante, com obras já executadas em Palmas, Brasília e no Rio de Janeiro.

Leonardo Perotto- violão

O violonista e compositor Leonardo Luigi Perotto nasceu em Porto Alegre e iniciou seus estudos musicais aos 12 anos. Graduado em música pela UFSM e e mestre pela UFG, reside em Palmas/TO desde 2006. Na capital tocantinense, atua como professor na Fundação Cultural municipal e integrante do Grupo Palmas-Música. Em 2010, Léo Perotto lançou seu primeiro disco intitulado Centro Metropolitano.

Mira Benvenuto-flauta

Flautista e Artista Plástica. Graduada em Educação Artística/ Habilitação em Artes Plásticas, especialista em Arte Educação e Mestre em Ciência da Motricidade Humana com ênfase em Ritmo e Movimento. Atuou de 1985 a 1995 como primeira flautista da OSUEL - Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina/PR. É integrante do Grupo Palmas-Música e docente do curso de Pedagogia da Universidade Regional de Gurupi - Unirg/TO