Estado

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos participou da cerimônia de abertura do 1º Seminário Nacional dobre o Plano Nacional de Livros e Leitura (PNLL). O evento reúne, nesta quinta e sexta-feira, secretários estaduais de diversos estados do país e é organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com o apoio do governo do Tocantins.

O evento pretende discutir políticas públicas que garantam a efetivação de ações de incentivo a leitura no País. De acordo com o secretário Danilo de Melo, vice-presidente do Consed, a proposta é discutir um Brasil a partir do livro e da leitura. “O país precisa melhorar o letramento e a educação e uma das ferramentas para isso é a leitura. Acreditamos que a prática de boas políticas capazes de proporcionar acesso ao livro como a realização de feiras literárias e o incentivo a produção são ações que podem contribuir com o crescimento cultural das pessoas”, disse ele.

Para o governador Siqueira Campos (PSDB) a reunião dos gestores de educação de diversos estados em território tocantinense será capaz de contribuir com o processo de discussão da educação no país. “A palavra escrita é essencial para a formação do ser humano e a presença de vocês é muito importante para erguer a prática da leitura e fortalecer suas políticas de incentivo”, destacou o governador.

O seminário terá continuidade nesta sexta-feira, 13, com uma palestra proferida pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, intitulada “A responsabilidade dos Governos Estaduais e Municipais na Implementação dos Planos de Livro e Leitura”.Segundo o palestrante, a sua participação irá destacar as ações que estados e municípios podem propor para incentivar a leitura. “Essas ações serão demonstradas e discutidas pelos gestores. Nossa intenção é fazer com que o compromisso com a leitura seja um compromisso de Governo e as experiências de sucesso existentes no país sirvam de exemplo para a reflexão dos secretários, finalizou Amorim.

O Seminário acontece durante toda manhã desta sexta-feira, 13, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O evento faz parte da programação oficial da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit).