Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos participou no sábado, 14, da missa em homenagem ao Divino Espírito Santo em Conceição do Tocantins, coroando o encerramento dos 40 dias do Giro da Folia pelo interior do município. A celebração teve início com a entrada da imagem de Nossa Senhora da Conceição, conduzida pelo governador e pela primeira-dama do Estado, Marilúcia Uchoa Siqueira Campos, cortejados pelo imperador, imperatriz e foliões do Divino. A cerimônia foi presidida pelo monsenhor Juarez Gomes da Silva, vigário geral da diocese de Porto Nacional e coordenada pelas irmãs Flora Ana Roman e Maria Ester Aiolfi, da congregação das Pastorinhas.

A missa foi prestigiada por centenas de fiéis, que celebraram com fé e alegria por mais de duas horas. O imperador e a imperatriz da Folia do Divino Espírito Santo de Conceição do Tocantins 2012, Edmilson Barbosa (Nico) e Ozana Quirino Rodrigues, receberam a coroa de Geovande Vaz e Ana Rita Bandeira Vaz, respectivamente imperador e imperatriz do Divino de Conceição 2011, e foram coroados pelo presidente da celebração.

Foram sorteados para imperador e imperatriz em 2013 Sandro Guedes Azevedo e Fabiana Zanini, respectivamente. No mesmo período em que realiza o festejo do Divino Espírito Santo, Conceição do Tocantins festeja também Nossa Senhora do Rosário, cuja missa de encerramento aconteceu no sábado, 14. Antônio Teixeira de Lima (Índio) foi o rei e Maria Neta Nunes Brasil foi a rainha de Nossa Senhora do Rosário de Conceição do Tocantins deste ano. Para 2013 foram sorteados Milton Boiadeiro e Taiany Ribeiro Martins.

A festa do Divino Espírito Santo tem origem em Portugal. Acredita-se que chegou ao Brasil com os primeiros mandatários e se consolidou com a vinda da corte portuguesa em 1808. (Secom)