Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nesta terça-feira, 17, uma equipe de gestores de instituições públicas e privadas irá apresentar para o governador Siqueira Campos a RTI – Rede Tocantinense de Inovação. O evento será realizado às 9 horas no gabinete do governador do Palácio Araguaia.

Participam do evento os secretários Luiz Carlos Borges da Silveira, da Ciência e Tecnologia e Paulo Massuia da Indústria e Comércio; além do presidente da Fieto, Roberto Magno Martins Pires; da diretora-superintendente do Sebrae, Márcia Rodrigues; da superintendente do IEL, Roseli Sarmento; do reitor da UFT, Márcio da Silveira; o Reitor da Unitins, Joaber Macedo; o reitor do IFTO, Francisco Nascimento; e da presidente da Fapt, Andrea Stival.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, a RTI tem a intenção de estimular, através de uma parceria entre governo, universidades e setor empresarial, estratégias para a criação de uma cultura de inovação no Estado do Tocantins. “Percebemos que nossas empresas têm dificuldade de agregar valor aos seus produtos, e isso é causado pela falta de inovação”, explicou ele.

O gestor destacou que dentre as ações da RTI estão as realizações de cursos na área da inovação e de três grandes reuniões no interior do Tocantins. “O Sebrae será o responsável por ministrar esses cursos e nas reuniões iremos apresentar o projetos aos pequenos e médios empresários das regionais de Palmas, Araguaína e Gurupi”, disse.

O secretário disse que o principal objetivo do Governo é preparar o mercado tocantinense para o desenvolvimento tecnológico mundial. “A inovação será capaz de aquecer o mercado e contribuir com a geração de emprego e renda”, finalizou Borges da Silveira.

O cronograma do programa prevê uma reunião em Araguaína, do dia 30 de julho; Palmas, no dia 1° de agosto; e Gurupi no dia 3. (Secom)