Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho, a Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais da Sesau – Secretaria Estadual da Saúde realiza nesta segunda-feira, 16, às 16h, no hall da sede da Sesau, uma apresentação com o Grupo de teatro Acordes, formado por alunos do curso de medicina da UFT – Universidade Federal da Tocantins.

O momento visa sensibilizar os servidores da Sesau e demais pessoas interessadas quanto à identificação de sinais e sintomas da doença, além de orientar de forma preventiva. É importante lembrar que a vacina contra a hepatite B está disponível na rede pública de saúde, para a população com idade inferior a 29 anos e alguns grupos com maior risco de exposição à doença.

De acordo com informações da coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais, as hepatites são doenças infecciosas que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano e nem sempre apresentam sintomas. Com isso, muitas pessoas podem ter a doença e não saber.

Existem cinco tipos de hepatites virais. São elas: A, B, C, D e E. Os sintomas comuns para todos os tipos são: dor abdominal, febre, cansaço, enjôo, vômitos, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes esbranquiçadas.

Ações

A coordenação iniciou as ações em comemoração a data, no dia 5 de julho, com a realização de teste rápido para triagem da hepatite B, aconselhamento pré e pós-teste e fornecimento de preservativos masculino e gel lubrificante, no Presídio de Porto Nacional. De 9 a 13, foi realizada a oficina em vigilância epidemiológica das hepatites virais. No dia 12, a área técnica participou da Marcha das Vadias, em Palmas, com o fornecimento de preservativos femininos e gel lubrificantes.