Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Porto Nacional está recebendo entre os dias 17 a 27 deste mês, estudantes do Projeto Rondon, que realizarão uma série de atividades em benefício da comunidade local. O Projeto, do Ministério da Defesa, intitula este trabalho voluntário no Tocantins como Operação Capim Dourado, e estará beneficiando 15 cidades em todo o estado. Cada município recebe um grupo de 16 estudantes e 4 coordenadores, totalizando 299 rondonistas voluntários, vindos de 30 Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil.

Os professores coordenadores do projeto em Porto Nacional são, Ana Paula Veber e Edgar Piva, da Universidade do Vale do Itajaí, Univali de Santa Catarina (RS) e Claúdia Maria Soares Rossi e Mário Luiz Viana Alvarenga, da IFMG, de Campos Bambuí (MG).

Em seu cronograma de trabalho, várias atividades serão realizadas pelos 2 grupos de estudantes nas áreas da cultura, direitos humanos e justiça, educação, saúde, comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção.

De acordo com a professora Cláudia Maria Soares Rossi, “o objetivo do projeto é realizar trabalho voluntário de campo com os universitários participantes preparando-os melhor para o mercado e vivenciando realidades diferentes das que estão acostumados”, destaca.

A professora comenta ainda, que todos os participantes estão encantados pela cidade, elogiaram o trabalho de gestão da prefeita Teresa Martins, que está acolhendo-os de braços abertos.

A prefeita Teresa Martins, recepcionou os participantes, dando-lhes boas vindas e comentou estar “muito feliz em recebê-los com este trabalho voluntário em nossa cidade”, diz.