Cultura

Nos dias 20 a 22 de julho deste ano, Palmas recebe um dos maiores eventos da música sacra e erudita no Brasil. O Encontro Nacional de Bandas e Orquestras (ENBO) já vem sendo realizado há 10 anos e este é o primeiro em que o evento acontece na região norte, fator que contribui para a integração das bandas e orquestras de outros estados do País.

Até o ano passado, a Orquestra Filarmônica Plenitude – os anfitriões da festa - pertencente à Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Campo 61 - era a única orquestra da região a participar do ENBO. Este ano será diferente. Várias orquestras do Estado, como Guaraí, Ananás e Colmeia já confirmaram a presença.

Além destas, outras pertencentes aos estados de Minas Gerais, Goiás, Maranhão e Brasília comparecerão. Com o tema, “Músicos proclamando ao Senhor em grande voz”, o evento objetiva não apenas reunir Bandas de música e Orquestras das Assembleias de Deus ou Igrejas co-irmãs, mas também anunciar o nome de Jesus através da música e revelar ao Brasil uma nação de músicos separados para dedicar ao Senhor, hinos de louvor e adoração.

A música, neste sentido, cumpre um importante papel sócio-cultural. É nas igrejas, através dos departamentos de música, que jovens recebem uma formação musical que contempla teoria e prática. A maioria deles segue carreira profissional e é capacitada para transmitir conhecimentos a outros membros da sociedade.

A décima primeira edição do ENBO será comemorada em grande estilo. O maestro Daniel Dias Borges que coordena o evento deste ano foi o organizador do encontro que aconteceu em Caldas Novas, no ano de 2002. As expectativas para este são maiores e todos trabalham em prol da realização de um encontro diferenciado.

Breve histórico do ENBO

Idealizado pelo maestro Eurípedes Iron Borges da Silva (em memória), o primeiro encontro de bandas foi realizado na cidade de Bom Jesus de Goiás, no ano de 2001 com a participação de sete bandas. Nos primeiros quatro anos o evento aconteceu no estado de Goiás, visto que aparentemente era um encontro regional, mas foi tomando proporções cada vez maiores.

No ano passado em Uberlândia-MG, o evento alcançou o maior número de participantes. Estiveram presentes 27 orquestras de vários estados do Brasil, totalizando mais de 1500 músicos. A cada ano ele atrai mais participantes e chama a atenção de músicos talentosos com grande responsabilidade sócio-cultural e ciente do dom que lhe foi concedido por Deus.

Cidades que já hospedaram o encontro:

2001 – Bom Jesus de Goiás – GO

2002 – Caldas Novas – GO

2003 – Acreúna – GO

2004 – Iporá – GO

2005 – Uberlândia – MG

2006 – Brasília – DF 2007 – Caldas Novas – GO

2008 – Não houve Evento (apenas reunião com maestros)

2009 – Iporá – GO

2010 – Acreúna – GO

2011 – Uberlândia – MG

2012 – Palmas – TO