Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os cidadãos que ainda desejam participar das Eleições de 2012 como mesários devem procurar os Cartórios Eleitorais do Estado ou se inscreverem no site do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) o mais breve possível. Os Cartórios Eleitorais estão preparando os editais de convocação para a data limite de 8 de agosto (60 dias antes das Eleições), conforme determina o Código Eleitoral.

As maiores Zonas Eleitorais (ZEs) do Tocantins têm conseguido preencher o quantitativo de mesários necessários com a contribuição do Projeto. Segundo a servidora do Cartório da 1ª ZE com sede em Araguaína, Dirce Queiroz, os universitários têm buscado o serviço. “o público mais interessado são os universitários, especialmente dos cursos de Direito”.

Inscrições

m Gurupi, o Cartório da 2ª ZE conta com 599 inscrições de voluntários para uma demanda que necessita de aproximadamente 800 mesários (entre voluntários ou não). A 29ª Zona Eleitoral de Palmas, já conseguiu atingir a meta, que é de 2.500 mesários.

Em 2012, a Justiça Eleitoral do Tocantins necessita de 14 mil mesários para garantir o bom funcionamento dos trabalhos no dia das eleições.

Para o voluntário, é importante lembrar que o ato da inscrição não garante a participação dele nos trabalhos no dia da Eleição. Pois para o serviço, haverá treinamento e seleção para identificar o perfil do candidato a mesário. (Ascom TRE)