Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Tocantins pode contar com o primeiro hospital da América Latina que funciona com energia sustentável. A notícia foi dada por empresários espanhóis representantes de uma empresa interessada em investir no Tocantins, durante audiência com o governador Siqueira Campos. A reunião aconteceu no início da noite desta quarta-feira, 25, no Gabinete do Governador, no Palácio Araguaia.

Estiveram presentes na ocasião o diretor de negócios da Sky Solar, Jaime Gómez Aragón, o diretor de expansão da Sun Premier (empresa parceira), Alex Alonso e o proprietário da área de investimento, Paulo Corazzi.

A Sky Solar, empresa especialista em energia eólica e fotovoltaica, pretende implantar uma usina com capacidade de produção de 48 megawatts. A usina deve ser construída em uma área no município de Porto Nacional.

Os empresários apresentaram ao governador a ideia de construir uma usina sustentável capaz de abastecer o maior hospital do Tocantins. “Nossa intenção é investir em um projeto de produção de energia solar que sirva de modelo para outros projetos e atraia investidores para o Tocantins”, frisou Alex Alonso, destacando que se o projeto virar realidade, o Estado será o primeiro da América Latina a contar com um hospital abastecido com energia sustentável.

O projeto do grupo no Tocantins já esta em fase final de liberação ambiental, de acordo com Aragón, sendo o maior investimento da empresa em terras brasileiras. O governador ficou impressionado com o plano do grupo internacional. “O projeto de vocês é muito interessante e o Governo irá contribuir com o que for necessário para que ele se viabilize”, disse Siqueira Campos.

O governador finalizou a reunião dizendo que gostaria que o projeto do hospital com energia sustentável fosse trabalhado. “Quero que vocês se encontrem com o secretário da Saúde para discutir o projeto”, completou, animado. (Secom)