Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Depois de deixar seu antigo partido, o PSB, para assumir a presidência regional do Partido Ecológico Nacional (PEN), o deputado Wanderlei Barbosa afirmou que a meta será iniciar trabalho de formação de comissões provisórias no Tocantins, visando novos diretórios municipais da legenda.

De acordo com o presidente nacional do PEN, deputado federal Adilson Barros, o partido nasceu forte em estados como Paraíba, Acre e o Distrito Federal. Wanderlei destacou que no Tocantins o trabalho de fortalecimento da nova legenda passa pela busca de líderes políticos e mandatários do Estado. “No Tocantins, iremos buscar o fortalecimento da sigla em todos os municípios, buscar lideranças, ex-vereadores e vereadores, além de mostrar a importância do partido para os deputados que estão descontentes com as suas siglas”.

Além disto, o novo presidente regional do partido frisou que, paralelamente o PEN irá iniciar o processo de formação de Comissões Provisórias municipais, para que futuramente os diretórios sejam estabelecidos nos municípios. “Vamos buscar o maior número de comissões provisórias nos municípios, os que se interessarem em criar diretórios iremos atender, e dessa maneira o partido será um dos bons endereços políticos para a classe tocantinense nos próximos anos”, frisou.

Desfiliação

O pedido de desfiliação de Wanderlei Barbosa do PSB foi registrado no dia 18 de julho e sua integração ao Partido Ecológico Nacional aconteceu dentro das determinações legais no que diz respeito à criação de novo partido. De acordo com a legislação eleitoral, um mandatário poderá trocar de partido, sem ser considerada infidelidade, em caso de criação de nova legenda e dentro do prazo de 30 dias do registro do estatuto. O PEN foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral no dia 19 de junho.

Assembleia Legislativa

O deputado afirmou ainda que, com sua mudança de partido, assumirá uma postura independente dentro da Assembleia Legislativa, assim como durante o processo eleitoral deste ano. Desta forma, segundo informado, ele poderá subir no palanque que seu partido definir.

Depois da criação e efetivação da nova legenda, o Partido Ecológico Nacional já tem seu número de campanha registrado, 51. (com informações da assessoria do deputado)