Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Os amantes da sétima arte terão o mês de agosto para aproveitar uma mostra cinematográfica que irá exibir em Palmas e Gurupi, as produções brasileiras “Garapa”, “Efeito Reciclagem” e “Sobreviventes – Filhos da guerra de Canudos” a partir desta sexta-feira, dia 03 de agosto, com entrada gratuita em todas as sessões. A mostra acontece no Cine Sesc.

Garapa

Com 110 minutos, o documentário de José Padilha acompanha a vida de três famílias no estado do Ceará em suas buscas por estratégias de sobrevivência diante das adversas condições. Alcoolismo, descontrole de natalidade e o desemprego, além da fome, são alguns itens da lista de problemas mostrados no filme. Não recomendado para menores de 10 anos.

Efeito Reciclagem

O documentário trata da história de Claudinei, um catador de lixo e reciclagem de São Paulo que, há mais de cinco anos, trabalha na região central da cidade. Todo o esforço de Claudinei tem um único objetivo: manter a mulher e os 27 filhos. O filme, dirigido por Sean Walsh, coleciona 13 prêmios internacionais, entre eles o de melhor fotografia do Thanet International Filme Festival de 2010, e Prêmio Juri Internacional Cine Eco, também de 2010. Classificação etária livre.

Sobreviventes – Filhos da guerra de Canudos

História de Canudos é, até hoje, um tabu, pois foi uma guerra onde brasileiros lutaram contra brasileiros. No ambiente abandonado e esquecido pelo poder da nação surgiu um homem chamado Antônio Conselheiro, pregando a união em busca de um coletivo. A guerra foi um massacre inevitável. “Sobreviventes” expõe esta história que o Brasil faz questão de manter esquecida. Um filme tocante, emocionante e imperdível. Com direção de Paulo Fontenelle, o documentário tem duração de 76 minutos e classificação etária livre.

A mostra Cinema Real: o Social da Tela Grande começa nesta sexta-feira, dia 03, no Cine Sesc Palmas e Gurupi. Os documentários são apresentados em horários alternados. A entrada é gratuita em todas as sessões.

Sextas-feiras

16h00min – “Sobreviventes”

19h00min - “Efeito Reciclagem” (Gurupi)

19h30min – “Efeito Reciclagem” (Palmas)

Sábados

16h00min – “Garapa”

19h00min – “Sobreviventes” (Gurupi)

19h30min – “Sobreviventes” (Palmas)

Domingos

16h00min – “Efeito Reciclagem”

19h00min – “Garapa” (Gurupi)

19h30min – “Garapa” (Palmas)