Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário em parceria com o FBB - Fundação Banco do Brasil, Fetoapi – Federação Tocantinense dos Apicultores e Sebrae Tocantins, promove a partir desta terça, dia 7, Curso de Manejo para Altas Produtividades na Apicultura. O evento, que segue até quinta, dia 9, é destinado aos técnicos do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Adapec – Agência de Defesa Agropecuária e das universidades e faculdades que executam o planejamento, a implantação, a manutenção e a gestão de apiários do Estado.

De acordo com a médica veterinária da Coordenadoria de Desenvolvimento Animal da Seagro e membro da Câmara Setorial de Apicultura do Estado, Erika Jardim, o curso é destinado aos técnicos para que os mesmos possam aprimorar a apicultura tocantinense com objetivo de aumentar a eficiência e produtividade dos apiários. “O curso será ministrado por Robson Raad, apicultor há mais de 20 anos e cooperativista, ex-presidente da Cooperativa Agrícola do Vale do Carangola (Coapivac, em Minas Gerais)”, adianta.

Segundo Erika Jardim, Raad se tornou consultor em apicultura por ter adquirido grande experiência no trato com abelhas e desenvolvimento de tecnologia de manejo com diferentes espécies do inseto produtor de mel. “As técnicas de manejo de campo estão em evolução constante, o que nos obriga a estar sempre em contato uns com os outros. Estes cursos ainda são excelentes oportunidades para a troca de informações e a atualização dos técnicos”, reforça a médica veterinária.

Horários

O curso terá início às 8 horas no auditório da Setas – Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social, na Praça dos Girassóis. No período da tarde, das 14 às 18h, e nos dias 8 e 9, o curso será ministrado no Centro de Treinamento do Sebrae Tocantins, em Palmas.    

Seminário

Nos dias 9 e 10, será realizado o 7º Seminário Estadual de Apicultura, em Palmas. O evento, acontece a cada dois anos, foi realizado em Araguaina e contou com a presença de 347 apicultores na última edição, realizada em 2010. Simultaneamente ao seminário também serão realizados o 1º Seminário Estadual de Meliponicultura e o 3º Encontro de Associações de Apicultura do Tocantins.