Economia

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Pensando em melhorar a atuação dos agentes em vendas, a Fecomércio Tocantins, promoveu o workshop “Como atrair e reter clientes”, que aconteceu neste último dia 06, segunda-feira, no auditório do Senac e foi conduzido pela administradora Hozana Dias Ribeiro, que possui mais de 15 anos de experiência em vendas. O objetivo do workshop foi sensibilizar os participantes quanto à importância das boas práticas do atendimento ao cliente como forma de abordagem, proatividade, identificação do perfil do cliente dentre outros conteúdos relevantes para resultados efetivos, e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas ligadas a área de vendas.

Para a promotora de vendas Kellyne Veras a profissão de vendas nunca vai acabar, pois o cliente quer ser atendido de maneira individual e ter suas necessidades identificadas de forma pessoal. “A venda ela acontece no corpo a corpo, no contato, na conversa com o cliente. Apesar do fenômeno das vendas pela internet as pessoas preferem um contato mais humanizado. Por isso o vendedor precisa estar sempre apto a oferecer o melhor atendimento para encantar e cativar o seu cliente, e esse treinamento é fundamental para isso”, comenta a vendedora.

De acordo com a superintendente da Fecomércio Tocantins, Silmara Lustosa Ribeiro, a instituição tem trabalhado pontualmente no sentido de capacitar os responsáveis diretos pelas vendas e relacionamento com o cliente, com foco na melhoria do atendimento e na lucratividade do empresário. “Realizamos reuniões com os representantes do comércio, e a partir daí desenvolvemos o projeto Campanha Dia dos Pais, que busca qualificar e motivar os vendedores, além de reconhecer o trabalho daqueles que se destacam em seu ramo de atuação”, explicou a superintendente.

O presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, pontua que este é um trabalho que busca sanar um problema recorrente no comércio. “Uma das grandes dificuldades é conscientizar o empresário que ele precisa capacitar e motivar seus funcionários. Para tanto, nós estamos desenvolvendo esse projeto em parceria com o Senac, que está sempre a disposição para qualificar a mão de obra de qualquer setor, seja do comércio de bens, serviços e turismo”, explica o presidente.

Premiação

A campanha, além de não ter custo algum para os empresários participantes, também se propõe a reconhecer e premiar os vendedores que se destacarem. Através da indicação dos próprios clientes por meio de um formulário de votação, os consumidores irão avaliar o atendimento dos vendedores no período de 7 a 11 de agosto. O funcionário que obtiver o maior número de indicações no quesito Excelente será premiado com uma viagem com acompanhante com acompanhante para Caldas Novas, por meio do Sesc Turismo Social. Em caso de empate, será analisado o quesito Bom. A iniciativa é uma realização da Fecomércio Tocantins em parceria com o Senac, Instituto Fecomércio, Sesc e lojistas. (Assessoria de Imprensa)