Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

 

O comitê gestor criado para articular todo arranjo produtivo, desde pesquisa, comercialização, assistência técnica, financiamento, capacitação e instalação de viveiros para atender os produtores participantes do Polo de Seringueira de Pium, se reúne a cada dois meses para avaliar as ações executadas e planejar as ações a serem desenvolvidas nos próximos dois meses. Na tarde desta quarta-feira, no auditório da SIC - Secretaria Estadual da Indústria e Comércio aconteceu a terceira reunião do grupo, formado por instituições ligadas ao setor, sob a coordenação da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.

Dentre as ações que estão sendo executadas, o diretor de Agroenergia da Seagro, Luiz Eduardo Leal, destacou o cadastramento dos produtores e a triagem das famílias que estão sendo realizados por técnicos do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e que os demais integrantes do comitê estão entrando em contato as instituições financeiras discutir a respeito das linhas de créditos e o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, para tratar sobre licenciamento de áreas. “Ainda este mês, no período de 27 a 31, será realizado, em Paraíso do Tocantins, curso para capacitação de 45 técnicos para trabalhar junto aos produtores do Polo”, adiantou Leal.

Na reunião foi tratada ainda a proposta para o Plano de Ater – Assistência Técnica Rural nos polos de produção de seringueira, o trabalho de elaboração e contratação dos projetos e a formação de um grupo de trabalho para captação de recursos. “Sobre as ações já executadas, consideramos que o lançamento do polo em Pium, realizado em junho foi muito bom, superando as expectativas, com a presença de mais de 250 produtores da região”, pontuou o Diretor.

Leal também apresentou ao comitê o resultado da visita às maiores empresas do setor, em São José do Rio Preto (SP), realizada no mês passado. Segundo o Diretor, a intenção das visitas é expandir o mercado de vendas na cadeia produtiva do seringal para beneficiar, principalmente, os pequenos produtores que estão produzindo o látex no Tocantins. “Buscando essa parceria para ampliar esse mercado promissor no Tocantins. Além de se comprometerem a comprar os produtos, as empresas irão disponibilizar assistência técnica e transferência de tecnologias de ponta para nossos técnicos e produtores”, completou.

Polo

O Polo de Seringueira de Pium, da microrregião do Cantão é o projeto piloto do programa de Fomento ao Plantio de Seringueira no Tocantins do Governo do Estado, coordenado pela Seagro em parceria com a Embrapa Florestas – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Mapa – Ministério da Agricultura, da Pecuária e Abastecimento, Ruraltins, Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Banco do Brasil e Banco da Amazônia. (Ascom Seagro)