Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Siqueira nomeou sua esposa secretaria Extraordinária da Coordenação das Áreas de Apoio e Desenvolvimento Social,

Siqueira nomeou sua esposa secretaria Extraordinária da Coordenação das Áreas de Apoio e Desenvolvimento Social, Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Siqueira nomeou sua esposa secretaria Extraordinária da Coordenação das Áreas de Apoio e Desenvolvimento Social, Siqueira nomeou sua esposa secretaria Extraordinária da Coordenação das Áreas de Apoio e Desenvolvimento Social,

Já está cumprindo funções na Secretaria Extraordinária da Coordenação das Áreas de Apoio e Desenvolvimento Social, desde o dia primeiro de agosto, Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos. Esposa do governador Siqueira Campos (PSDB), a nova secretária teve sua nomeação publicada no Diário Oficial do Estado nesta última quarta-feira, 8.

A esposa do governador, conforme o site do Ministério Público Estadual, ainda faz parte da entidade como membro ativo da promotoria. Segundo a entidade, que se pronunciou através de sua assessoria de imprensa, existe uma resolução do Conselho Nacional de Ministério Público que permite que um membro ativo da promotoria assuma uma vaga no secretariado estadual.

O MPE informou, ainda, que com a posse na Secretaria, Marilúcia Uchôa, mesmo continuando a fazer parte do corpo de promotores do Tocantins, deixará de receber seu ordenamento como membro do Ministério Público. O ônus da transferência, segundo o MP é todo do Governo do Estado.

Alto custo com a folha

O alto custo do governo com a folha de pagamento de servidores do Estado vem sendo um fator crítico para a falta de investimentos em outras áreas por parte da gestão, segundo o governador. Em entrevista concedida durante a posse do presidente da Terrapalmas, e exibida na manhã de hoje pela TV Anhanguera, Siqueira salientou o alto custo com os salários do funcionalismo. Segundo ele, o governador se tornou "um gerente de pagamento de folha de pessoal”.

Polêmica

A nomeação de parentes já foi tema bastante discutida na atual gestão do governador Siqueira Campos. Ainda em 2011, o então secretário estadual da Saúde, Raimundo Boi, sofreu duras críticas da imprensa por ter supostamente nomeado pelo menos 17 pessoas diretamente ligadas a ele e a sua família. Na ocasião, o secretário deixou o cargo alegando projetos pessoais e deu lugar ao também já substituído Nicolau Esteves.

Além da esposa, o governador Siqueira Campos tem atuando no primeiro escalão do governo o seu filho e secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos.

Resposta

O Conexão Tocantins entrou em contato com a Secretaria Estadual de Comunicação, mas até o momento ainda não obteve um posicionamento quanto a nomeação de Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos, esposa do governador Siqueira Campos e quanto às áreas que abrangerão sua atuação. Ressaltamos que o espaço para o posicionamento da gestão estadual está aberto.