Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os Cartórios Eleitorais realizarão neste sábado, 11, testes nas urnas eletrônicas com objetivo de verificar os sistemas eletrônicos da Justiça Eleitoral, também com foco no voto biométrico. Os simulados atendem uma recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No Tocantins, o teste com a tecnologia de identificação biométrica será realizado pela 2ª Zona Eleitoral de Gurupi, no município de Cariri, e, segundo Francisco Araujo dos Martírios Moura Fé, da Seção de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas (SEVUE) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), “a população é convocada como se fosse um dia de eleição”.

Segundo o coordenador de Sistemas Eleitorais e Logísticas, Carlos Augusto Mendes Motta, o TRE-TO dará o suporte técnico às Zonas Eleitorais do Estado: “as urnas eletrônicas serão carregadas com os sistemas de votação. Na verdade, já nos preparamos para esses testes desde o dia 7, quando começamos os trabalhos de configuração”, disse.

Os testes serão completos e, além da simulação da votação, também serão feitos os procedimentos de apuração, armazenamento e transferência de dados pelo sistema JE Connect (Ascom TRE-TO)