Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Ecoporto de Praia Norte, que deve ser instalado na cidade de mesmo nome, na região Norte do Tocantins, será apresentado à população local às 15 horas desta quinta-feira, 17, no restaurante Paladar do Peixe. Conforme a gerente-geral do Ecoporto, Sandra Kramer, os técnicos do Naturatins vão participar da apresentação do Rima. O secretário executivo da SIC – Secretaria Estadual da Indústria e do Comércio, Marcos Jair de Aguiar, vai participar do evento representando o secretário Paulo Massuia.

O empreendimento tem o apoio do Governo do Estado, através da SIC, que arcará com as obras de infraestrutura. O Ecoporto será um dos mais importantes empreendimentos para a infraestrutura logística do Tocantins e integração com maior foco nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste. O projeto prevê investimentos de R$ 30 milhões, destinados à construção de piers para embarque e desembarque de produtos, galpões, acessos, trevos, pátios, controle de fiscalização, infraestrutura de alimentação, saúde, guindastes, asfaltamentos dos pátios e instalação da rede de iluminação.

Além de importante instrumento de escoamento de produção e logística, o Ecoporto vai fomentar a economia da região do extremo Norte do Estado com oferta de empregos e a demanda por serviços. Sua instalação vai aquecer também as microempresas e empresas de pequeno porte como os restaurantes, hotéis e comércio em geral.

Praia Norte

Com uma população de 7.760 habitantes, Praia Norte tem área de 289 Km² e fica distante 619 km de Palmas e tem economia voltada para o agronegócio. De acordo com o censo do IBGE 2010, a cidade tem 2.731 pessoas que declaram não ter rendimento, 2414 com renda de até um salário mínimo, 568 pessoas entre um a dois salários mínimos, 48 de dois a três salários, 68 de três a cinco salários e 26 de cinco a dez salários. (Ascom SIC)