Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Cerca de 200 representantes de diversos seguimentos dos movimentos culturais de Palmas se reuniram nesta última segunda-feira, 20, durante lançamento da Frente Cultural da campanha do candidato a prefeito Marcelo Lelis (PV). Representantes de todas as vertentes da arte se reuniram para apresentar as demandas da categoria e falar do descaso com que a atual gestão tem tratado a classe artística durante esses quase oito anos de mandato.

Dentre vários pronunciamentos, a atriz e produtora cultural da Companhia Experimental de Artes, Cleuda Milhomem, declarou que apoia Marcelo Lelis por conhecer o seu trabalho e o seu compromisso com a cultura em Palmas. “Sei que Marcelo Lelis tem respeito pela arte e pelos artistas, e que durante a sua gestão vai implantar políticas públicas de real valorização do nosso trabalho e da nossa arte”, disse Cleuda, destacando que a atual administração municipal tem doado, ou vendido, áreas destinadas à construção de espaços para a cultura para outros fins, o que, segundo a atriz, representa um crime contra a cultura e seus artistas.

O bailarino Serginho Moreira fez um apelo em nome de toda a categoria: “Devolvam o Espaço Cultural para os artistas e para o povo que precisa de arte”, disse Serginho, fazendo uma referência ao completo abandono que o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho passa atualmente e com a sua destinação para outros eventos que não apenas os da arte.

É a Vez da Dignidade

Após a apresentação de um grupo de hip-hop, que empolgou a todo o público, Marcelo Lelis falou da emoção de receber o apoio de grandes representantes da cultura e da arte, e que falam a verdadeira voz do povo. “É com muito respeito que dialogamos com todos estes artistas e reafirmamos nossos compromissos com estes profissionais, que trabalham com seriedade, sensibilidade e nos dá tanto orgulho. A cultura é prioridade no nosso Plano de Governo e também será na nossa gestão, porque sabemos que não há qualidade de vida sem o acesso à cultura”.

“Queremos garantir que todos os artistas locais terão prioridade no pagamento dos cachês, tanto quanto os artistas nacionais; vamos estimular a produção cultural local e regional, buscando parcerias com o setor privado; investir na formação e qualificação de artistas, produtores, animadores culturais e nas associações populares. Estas são apenas algumas das ações que vamos implantar logo no início da nossa gestão, porque o nosso amor por Palmas é o que move o nosso projeto de Gestão”, completou Marcelo Lelis.

Compromisso com as quadrilhas juninas

Durante o evento, Marcelo Lelis entregou uma Carta de Compromisso onde valoriza toda a comunidade junina de Palmas, conforme reinvindicações dos quadrilheiros juninos de Palmas. Veja abaixo, a carta na íntegra.

Carta de Compromisso

É com prazer que reafirmo o meu compromisso de, se eleito prefeito da cidade de Palmas, implantar uma gestão que incentive e valorize toda a comunidade junina de Palmas. Por isso, firmo o compromisso de que, com a vitória da coligação ¨É a Vez do Povo¨, o governo municipal vai se empenhar e implantar as seguintes medidas:

 a)    Lançamento de Editais com ênfase aos movimentos de cultura popular, como o moimento de quadrilha junina; 
b)    Debater ampla e profundamente questões relacionadas à inclusão social, cultural e digital no contexto da cultura colaborativa das quadrilhas juninas de Palmas;

c)    Implantação, fortalecimento e universalização de um sistema público de fomento a cultura popular a partir da ampliação de “locais” de ensaios e apresentações como a parceria com as Escolas da Rede Municipal, acolhendo as Quadrilhas Juninas da sua região observados a grade escolar e a autonomia da Escola estabelecendo assim uma rede Comunitária de Cultura em toda capital, dentre outras iniciativas;

d)    Realizar parceria entre o município e COJUPA  para a organização do Arraiá da Capital, para que o mesmo aconteça de forma efetiva;

e)    Liberação dos recursos para a realização do Arraiá da Capital no mês de Março de cada ano;

f) Construção da ‘Vila Junina’, espaço voltado para as manifestações populares do movimento junino. Este espaço democrático será aberto para ensaios, apresentações e eventos da comunidade junina. A Vila será um ambiente para que a COJUPA possa realizar um calendário permanente de atividades e de apresentações, tornando assim as quadrilhas uma ação frequente na capital;

g) Readequar o espaço do estacionamento do Ginásio Poliesportivo Ayrton Senna, para que o mesmo possa voltar a ser utilizado para ensaios e apresentações.


Além disso, a nossa gestão se compromete em criar políticas públicas de incentivo a linhas de crédito ou credito especial no Banco da Gente para as quadrilhas adquiriram equipamentos necessários para o espetáculo.

- O Poder Público Municipal através do seu gestor competente passará a enxergar as quadrilhas juninas como entes culturais atuantes e permanentes e não com olhar meramente festivo.

- Receber uma lista tríplice da COJUPA indicando os nomes para escolha do Prefeito para um trabalho técnico junto a Fundação Cultural de Palmas na Diretoria de Difusão Cultural com ênfase no movimento de culturas populares.