Estado

Foto: Aldemar Ribeiro

Acontece nesta sexta-feira, 24 de agosto, às 9h na Secretaria Estadual do Planejamento e Modernização da Gestão, em Palmas, encontro entre os seis presidentes dos consórcios Regionais de Desenvolvimento e secretários de Estado.

Segundo o secretário Estadual das Cidades, Sandoval Cardoso, a fase de criação de consórcios foi superada “e hoje estamos discutindo as ações relacionadas a benefícios como aterros sanitários e infraestrutura em geral com as secretarias envolvidas, os representantes e os presidentes dos consórcios regionais”, afirmou, acrescentando que os consórcios funcionam como cooperativas de municípios “para que eles tenham acesso a créditos que sozinhos não conseguiriam e também a produtos com preços menores. Em outras palavras, o consórcio é um guarda-chuva que atende uma necessidade global para trazer benefícios e desenvolvimento aos nossos municípios”, diz.

Para o secretário do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública, Francisco Martins de Araújo Neto, os convênios com bancos como o Mundial e para aquisição dos recursos federais são facilitados através dos consórcios e por isso o Governo Estadual participa das criações. “Para tanto estamos verificando as estruturas que já temos dentro do Estado para utilizar e ajudar na constituição dos consórcios, para tanto, o Governo colocou à disposição várias secretarias para dar todo o apoio necessário”, enfatizou.

O prefeito de Araguacema, João Paulo Ribeiro Filho, afirmou que a união de forças com outros municípios só beneficia sua cidade. “Os consórcios já são tendência nacional há muito tempo. Nós não tínhamos como criar nesta dimensão e agora, com o apoio do Estado, temos possibilidade de resolver questões como saúde e infraestrutura, pois supre a falta de tudo que não temos financeiramente e que sozinhos não damos conta de fazer”, destacou.

Em todo o Estado, serão constituídos seis consórcios, sendo um para a região Sudeste, com sede em Natividade; Sul, com sede em Gurupi; Centro-Oeste, sediado em Paraíso do Tocantins; Centro-Norte, com sede em Miranorte; Norte, sediado em Araguatins e Noroeste, com sede em Colinas do Tocantins. (Secom)