Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Em visita a uma faculdade da capital na noite desta segunda-feira, 27, o candidato a prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), acompanhado de sua esposa Glô Amastha conheceu algumas das inúmeras mães palmenses que precisam levar seus filhos para as escolas e universidades durante a noite, pois não têm com quem deixar as crianças.

Tatiane Ribeiro é uma dessas mulheres que enfrentam o desafio de conciliar as aulas e os cuidados com o filho Leonardo, de 3 anos,  para não perder a oportunidade de estudar. “É muito complicado por que ele fica cansado e acaba atrapalhando as aulas. Se tivesse uma creche noturna ajudaria muito não só a mim, mas as outras mães”, destaca.

Durante o dia, para trabalhar Tatiane ainda precisa pagar uma pessoa para cuidar do filho, já que Leonardo é uma das mais de 5 mil crianças que não encontram vagas nas creches municipais, “pago R$ 250 para uma amiga olhar o meu filho durante o dia. Sei que a prefeitura tem a obrigação de oferecer vagas nas creches, mas isso não acontece de fato”.

Situação similar é vivenciada pela jovem Keitiane Silva, que muitas vezes precisa levar seu filho de um ano para a sala de aula. “É difícil por que criança é sapeca, não tem jeito”, afirmou. Com as creches noturnas, Keitiane acredita que as coisas ficariam mais fáceis. “Achei muito boa a ideia da creche noturna, ia me ajudar muito mesmo por que eu poderia estudar tranqüila e ele ficaria bem”.

Para Glô Amastha, a cada dia que conhece mais de perto as necessidades das mães palmenses está mais convicta de que o projeto é necessário. “A cada dia que converso com mais mães vejo o quanto esse projeto das creches noturnas é essencial, por isso essa é a nossa bandeira”, destacou.

Carlos Amastha, que já firmou compromisso com as mães palmenses de colocar em prática a implantação das creches noturnas, ressaltou, “queremos que as mães tenham condições de estudar ou trabalhar a noite tranquilas sabendo que seus filhos estão bem cuidados, além disso é inconcebível que mais de 5 mil crianças estejam fora das creches por falta de vagas. Por isso vamos também ampliar a rede de educação infantil para atender a demanda”, disse.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif