Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A convite da companhia paulista Razões Inversas, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone participa, em Palmas, nesta sexta-feira (31), de debate sobre a violência contra a criança.

O evento, que acontecerá no Memorial Coluna Prestes, é parte da agenda do espetáculo teatral Anatomia Frozen, que será apresentado dia 1º de setembro, no Teatro Sesc-TO. No enredo, três narrativas que se entrelaçam: uma psiquiatra americana que escreve uma tese sobre assassinatos em série, um pedófilo e assassino em série condenado à prisão perpétua na Inglaterra, e a mãe de uma de seus vítimas, a garotinha Nina, que desapareceu aos dez anos de idade.

A proposta do encontro é instigar a discussão de questões abordadas no espetáculo e o universo no qual estão inseridas, colocando em debate temas como criminalidade, psicopatia, violência doméstica e violência contra a criança, utilizando o teatro como forma de conscientização do público.

Estarão presentes artistas locais e especialistas que lutam pelo fim da violência contra a criança, como a assistente social e articuladora política do Cedeca, Mônica Brito, que representará a ONG nas discussões.

Segundo a produção do evento, o debate  é uma oportunidade do meio artístico conhecer a realidade da violência infantil em Palmas e o funcionamento de organizações como o Cedeca, além de promover o intercâmbio artístico com grupos de teatros locais, propondo uma discussão acerca do cientificismo na arte e seus desdobramentos sociais.

Sobre a companhia

Criada em 1990 pelo premiado diretor Marcio Aurelio e pela primeira turma de formandos do curso de artes cênicas da Unicamp, a Companhia Razões Inversas obteve o reconhecimento da qualidade de seu trabalho pela crítica, prêmios e do público que acompanha suas criações e diversos espetáculos, apresentados no Brasil e no exterior. Entre eles, Anatomia Frozen, ganhador de vários prêmios nacionais como APCA (Melhor Diretor) e CPT (Melhor Elenco), além da indicação para o Prêmio Shell de melhor diretor.

Em 2010, a companhia, pela qual já passaram mais de sessenta atores, completou vinte anos de existência, mantendo como principal característica uma metodologia de trabalho voltada para o constante processo de formação técnica e intelectual dos intérpretes e demais artistas, criando um ambiente de pesquisa e posicionamento ativo do ator, investigador das possibilidades de eficiência e qualidade da expressão cênica.