Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O escritor Genival Nicolal, de Paraíso do Tocantins, lança seus livros “Retalhos de Mim” e “Eu e o Tocantins”, nesta terça-feira, 4 de setembro às 19h30, no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes. Os livros foram contemplados pela Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Cultural por meio do Prêmio Maximiano da Mata Teixeira 2011 de Apoio à produção literária.

O livro “Retalhos de Mim”, em gênero literário de conto retrata histórias, experiências e trajetórias da vida do escritor utilizando uma linguagem cordelista. Já o cordel “Eu e o Tocantins” faz alusão a sua caminhada e sua estadia no Tocantins e em Paraíso, por meio de poesias.

Escritor

O escritor Genival Nicolal possui 32 títulos editados de cordel. Nasceu no município de Crato, Ceará em 1943 em tempo de seca e de guerra. Teve uma infância pobre e por isso teve que enfrentar a vida nas ruas. Nas ruas conviveu com cordelistas famosos, assistiu a pelejas e aprendeu a arte da rima. Mas só começou a explorar seu dom ao chegar no Tocantins no final dos anos noventa.

Entretanto, o seu primeiro trabalho foi um livro de romance, que conta a história da sua vida, ainda não publicado. “Memórias sagas e sonhos de um retirante”. Depois fez um livro de contos “Retalhos de mim”, agora lançado pela bolsa Maximiano Teixeira.

Obras de cordel do escritor

         Não Gosto de Lampião

         Ontôi Caboco

         Em Festa de Cão Quem Pode Morde

         A Vida de Um Pobre Cego

         Desafios de Um Ancião

         O Casamento Ideal

         De Araripina ao Crato

         Poderes Abalados

         A Vida é Quem se Vai

         Desobediência o Castigo do Homem

         Retalhos de Cordéis antigos

         Do Fio ao Desvio

         Lampião e os Antecessores

         Último Abismo

         Crer Pra Viver