Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Manoel Lima

Foram cinco intensos dias de muitas trocas culturais e de várias disputas esportivas dos alunos-atletas do Tocantins nas modalidades Atletismo, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez durante as Olimpíadas Escolares, que, desde o dia 6 de setembro, são realizadas na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Apesar de não terem conquistados medalhas, os tocantinenses, todos da categoria 12 a 14 anos, saíram satisfeitos da competição e certos de que alcançaram boas marcas. 

Dentre os resultados expressivos, estão a disputa das oitavas-de-final dos mesa-tenistas Amanda Martins e Gustavo Aguiar; 14ª colocação no Xadrez da estudante Izabel Mendes da Silva; a 7ª posição do Walleson Nascimento, no Atletismo, na prova de salto em altura; e, ainda no Atletismo, o 6º lugar no revezamento 4 x 75m, do próprio saltador junto com os companheiros de corrida, Fernando Henrique Neves Martins, Jefferson Ramos da Silva e Jonas Oliveira Sousa, que soube exaltar a conquista do grupo. “Esta 6ª colocação é um feito para todos nós, até porque só estamos a um ano treinando no Atletismo e nunca treinamos esta formação no revezamento. Estamos felizes e vamos olhar para esta prova com mais carinho agora; temos tudo para melhorar, principalmente na passagem do bastão e na velocidade. Como esta foi a nossa primeira Olimpíada, queremos voltar em outras e conseguir uma marca ainda melhor”, disse o aluno.

Outro resultado louvável se deu no Judô, a arte do caminho suave. Competidor na categoria peso-pesado (acima de 64 kg), Mateus Pereira deu exemplo de superação e conquistou a 5ª colocação no torneio, que foi muito comemorada pelo judoca. “Estou feliz demais. Em junho, eu disputei as finais do Brasileiro Sub-15 e não fui bem, ficando apenas em 25º lugar. Agora foi diferente”, disse.

Modalidades coletivas

Com o encerramento das competições nas modalidades individuais, chega a vez das coletivas, que envolvem partidas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Para a chefe da delegação tocantinense nas Olimpíadas Escolares, Waltineth Neves, o saldo da participação dos representantes do Tocantins está positivo, e a expectativa das modalidades coletivas também são boas. “É muito bom ver que os nossos atletas estão empenhados, dando o melhor que podem e até mesmo lamentando uma colocação mesmo quando ela não é tão ruim. Isto é sinal de que eles já vivem o esporte, que querem melhorar sempre e mostrar que podem sempre mais”, salientou. (Ascom Seduc)