Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

No próximo dia 12, adolescentes da Rede de Jovens Protagonistas de Palmas, junto ao Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, iniciam rodada de apresentações em cinco escolas públicas da rede municipal, para o lançamento do CD gravado com o cantor e compositor Juraíldes da Cruz.  O trabalho é resultado do projeto Jóia do Cerrado, iniciativa que conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras  Cultural, e do Ministério da Cultura.

Segundo a coordenadora geral do Cedeca, Simone Brito, o nome do projeto é um trocadilho que une duas importantes riquezas. “Além de resgatar a importância e a valorização do cerrado com toda a sua vegetação, modo de vida, habitação e diversidade de povos e cultura, o título também se refere à criança e ao adolescente como jóia do cerrado, fundamental para preservar toda a memória histórica e ambiental, condição imperiosa para garantirmos a continuidade da linha da vida”, explica a coordenadora.

O CD, que leva o mesmo nome do projeto, traz 13 faixas inéditas. As canções abordam temas como meio ambiente, direitos humanos, fortalecimento da família, convivência social e civismo. As gravações foram feitas em dezembro do ano passado.

Além dos shows com Juraíldes, a programação inclui diversas atividades socioculturais, que acontecerão no período da tarde, antes de cada espetáculo. Serão desenvolvidas oficinas educativas, lúdicas e pedagógicas. O público poderá ainda prestigiar compositores das escolas e da região.

Espera-se com a ação, contribuir, através da música, com a integração da comunidade ao ambiente escolar e com a formação integral de crianças e adolescentes como cidadãos éticos, autônomos e solidários.

Sobre o projeto

Idealizado em 2009, o Jóia do Cerrado nasceu da intenção do Cedeca Glória de Ivone, organização não governamental que trabalha na defesa dos direitos infanto-juvenis, juntamente com o cantor Juraíldes da Cruz, de fomentar nas crianças o interesse pela preservação da música regional como patrimônio. 

Aliando música e educação, o projeto pretende colaborar com a melhoria do rendimento dos alunos e de indicadores como evasão escolar, elevados índices de violência, distorção idade-série e enfraquecimento dos vínculos entre aluno e família.

Além da gravação e lançamento de um CD, a ação prevê a realização de cinco apresentações em unidades de ensino da rede pública, com livre acesso da comunidade. O material  gravado será distribuído nas escolas e ficará disponível a toda a população.

Confira locais e datas:

12/09 Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares - 17 h
13/09 Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos
14/09 Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo
09/10 Escola Municipal de Tempo Integral Santa Bárbara
10/10 Escola Municipal de Tempo Integral Vinícius de Moraes