Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

O projeto do metrô de superfície de Palmas foi apresentado ao governador Siqueira Campos na manhã desta quarta-feira, 12, pelo grupo espanhol FCC Construções, que realizou os estudos de viabilidade de implantação. Uma obra que não afeta iluminação pública, respeita o desenvolvimento urbanístico e populacional da cidade com o mínimo de ruído possível aos prédios. Estas são algumas das características que o metrô de superfície de Palmas deverá ter.

O projeto é resultado do termo de cooperação firmado entre o Governo do Estado e a empresa, em maio deste ano, durante a visita da comitiva oficial do governador à Espanha. “Quando estivemos em Zaragoza conhecemos as instalações da transvia, que foi realizada por esta mesma empresa, e o governador se interessou em ter igual em Palmas”, afirmou o secretário da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, acrescentando que com o projeto em mãos o governo já pode buscar parceiros para a construção. “Um total de 80% do valor da obra deverá ser de bancos nacionais e 20% do Governo do Estado, que deverá ser buscado junto a outras instituições. A empresa que realizou o projeto já se propôs em investir também, o que comprova a rentabilidade da obra”, enfatizou.

Em relação ao custo da obra, o secretário afirmou que não há como mensurar neste momento, devido a algumas modificações que o governador pediu. “O governador pediu que se fizesse uma redução do trajeto que, no projeto atual, vai até o aeroporto e determinou que ele saísse do Palácio Araguaia e chegue só até a Ulbra – Universidade Luterana do Brasil. Com isto, já podemos dizer que reduzirá em até 30% o custo”, destacou Ubaldo.

Além da redução do trajeto, o governador pediu que o projeto fosse refeito para que o metrô não dispute espaço com os pedestres, principalmente em cruzamentos. “Levaremos mais uns seis meses para refazer o projeto com as exigências do governador”, afirmou e diretor geral da empresa, Alejandro Cisnero Müller.

A construção do metrô acontecerá em três etapas: a primeira vai até a Ulbra, com 9,5 km; a segunda vai do Palácio até a região Norte, com mais 6 km e a terceira com extensão até a Agrotins – Feira de Agronegócios do Tocantins. (Secom)