Estado

Foto: Divulgação

Na primeira reunião os representares do Tocantins foram recebidos pelo Embaixador Chinês, Li Jinzhang, pelo Ministro Chinês, Zhu Qingqiao, e Yan Shupeng, segundo secretário da embaixada chinesa. O assunto em pauta foi o apoio da Embaixada para a comitiva do governo do Tocantins que deseja visitar a China com o objetivo de atrair investidores chineses e promover o comércio com o país.

Também foi tratado o interesse do Tocantins em transferência tecnológica com base em encontros anteriores com o China Development Bank – CDB. Representantes deste banco já estiveram no Tocantins por três vezes e tiveram a oportunidade de conhecer as potencialidades do Estado.

Um protocolo de intenções já está sendo analisado pelas partes para que ambos cooperem com o levantamento de oportunidades para empresas chinesas investirem no Tocantins, financiadas pelo CDB.

Já na embaixada da Coréia a comitiva foi recebida pelo Embaixador Coreano, Bon-Woo Koo, e pelo conselheiro, Kim Kyung Han e o Adido Comercial, Jae-Nam Jeong. Os temas tratados na reunião também foram relacionados à possível viagem da comitiva do Tocantins a Coréia e atração de investidores para o Estado.

As reuniões aconteceram, nesta terça-feira, 17, nas sedes das Embaixadas no setor das Embaixadas, em Brasília. Para o encontro com os representantes da China, a comitiva tocantinense foi composta pelo Diretor Geral de Projetos e Empreendimentos Estratégicos da Secretaria da Indústria e do Comércio – Sic, Iapurê Olsen, que representou o Secretário da pasta, Paulo Massuia, pelo Secretário de Planejamento, Francisco Neto e a secretária executiva de Representações, Flávia Loureiro de Lima. Já para o encontro com os coreanos estavam presentes, o diretor geral da Sic, o secretário de Representação do Tocantins, Flávio Peixoto da Silveira.

De acordo com o representante da SIC, Iapurê Olsen, ambas embaixadas foram informadas sobre a tramitação do protocolo de intenções que está sendo elaborado junto com o CDB para apoio nos recursos de identificação de oportunidades e o financiamento de empresas chinesas que desejam realizar negócios com o Tocantins. “Foi extremante proveitosa nossa reunião e mais que a carta de intenções também acertamos detalhes da viagem de membros do Governo do Estado a aquele País que é hoje uma das maiores potencias do mundo”, destacou Iapurê.

A comitiva Tocantinense destacou que o resultado desta visita foi muito positivo e que em breve as agendas de reuniões na China e na Coréia serão definidas, assim como também o dia e mês das viagens. (Ascom SIC)