Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal realizou na última quinta-feira, 19, operação no posto de Guaraí com o foco na fiscalização de veículos de transporte de cargas, visando combater crimes tributários, descaminho e fraudes veiculares. 

Durante a operação, foram recuperados um caminhão tipo cavalo-trator de marca Scania modelo G 420 e umo semi-reboque marca Randon, ambos portando placas falsas e apresentando ocorrência de furto registrada em abril de 2012 no Estado de Minas Gerais. O condutor dos veículos foi preso pelo crime de receptação. O cavalo-trator e o semi-reboque somam um patrimônio avaliado em meio milhão de reais. Os veículos e o condutor foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Guaraí e estão à disposição da Justiça.

Em outra fiscalização, em um veículo de transporte de cargas, foram apreendidos 87 itens de produtos eletrônicos de origem estrangeira, dentre eles: celulares, amplificadores de áudio e alto-falantes. A mercadoria estava acobertada por notas fiscais falsas. Os produtos foram apreendidos e encaminhados a Receita Federal.

Além disso, ainda durante a operação, um homem foi preso pelo crime de estelionato por transportar 9.534 latas de cerveja fazendo uso de notas fiscais emitidas de forma fraudulenta.

Também foi preso outro condutor, pelo crime de estelionato por transportar 19.755 latas de cerveja, 1.200 garrafas de cachaça, 1.000 latas de óleo de soja, 3 toneladas de açúcar e 200kg de café fazendo uso de notas fiscais emitidas de forma fraudulenta.  Segundo a Polícia Rodoviária Federal, as empresas constantes como emissoras e destinatárias das notas fiscais, após contatadas, forneceram cópias de registro de ocorrências comunicando a Polícia Judiciária sobre o uso por parte de terceiros dos dados de tais empresas com o objetivo de sonegar impostos.

Toda a mercadoria acobertada por notas falsas foram apreendidas e encaminhadas a delegacia de Polícia Civil.