Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma equipe formada por três técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – Adapec, realizará entre os dias 25 a 28 de agosto, uma ação de monitoramento e captura em abrigos de morcegos hematófagos no municipio de Dois Irmãos (TO), para o controle populacional desses animais.

A solicitação desta ação partiu dos produtores rurais, após constatação da presença de morcegos hematófagos em algumas propriedades e da necessidade periódica de monitoramento feita pela Adapec em abrigos já cadastrados. Sendo que, estes animais são considerados os maiores transmissores da raiva na zona rural.   

Segundo o gerente do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, José Emerson Cavalcante Gomes haverá monitoramentos nos abrigos dos morcegos, captura em currais e educação sanitária com os produtores.

“Esta atividade visa controlar a população de morcegos hematófagos, conscientizar o produtor rural em relação a doença e vacinação dos animais herbívoros, diminuindo assim os prejuízos econômicos,” ressalta o gerente do programa.

Raiva 

A raiva é uma doença grave, que pode ser transmitida ao homem, por meio de sugadura, mordedura, lambedura de animais infectados e até mesmo pelo contato com a saliva dos bovinos doentes. (Ascom Adapec)