Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A partir de amanhã, 26, Gurupi abrirá as cortinas para dar início ao maior espetáculo teatral do Estado que reunirá artistas dos principais grupos de São Paulo, Santa Catariana, Goiás e Tocantins. Em sua segunda edição, o Festival de Teatro de Gurupi (Encenart) movimentará a cidade durante cinco dias com apresentações de 12 grupos teatrais que mostrarão peças de teatro de bonecos, musicais, comédias, drama e ainda a junção do  circo e teatro com espetáculos cênicos. O evento será às 20h, no pátio do Centro Administrativo da UnirG, com entrada gratuita.

O palco já está sendo montado para desvendar ao público de Gurupi e região, a riqueza de detalhes dos espetáculos que acontecem nos grandes centos do País. Oteatro, a cultura e arte em todas as suas nuances aparecem neste grande Festivalapresentado por artistas que são destaques no cenário nacional.

De acordo com a coordenadora da Casa de Cultura da UnirG, Sheyla Carvalho, a abertura dos espetáculos terá a apresentação do Trio Adágio, composto pelos professores de músicada Casa de Cultura, Moisés Ribeiro, Jonatha Araújo e Kelly Cristina.

A coordenadora adiantou ainda que, hoje as companhias de teatro: Sorria Meu Bem, Turma do Lico e Lamira, de Palmas, já começam a chegar: “A primeira apresentação do Festival ficará por conta do grupo Lamira,  com a peça Do Repente que recebeu o prêmio pelo Ministério da Cultura. Garanto que o público irá se surpreender já no primeiro dia”, revelou.

Os grupos locais também serão prestigiados com a participação dos seus espetáculos, como o Grupo de Teatro da UnirG (Guetu) que apresentará a divertida comédia “E se fosse com você?”

Além das peças, o público terá intervenções pela cidade com participação da Cia. Turma do Lico de Palhaços de Rua, que estará divulgando o evento nos principais pontos da cidade bem como: oficinas de capacitação técnica para alunos do curso de artes cênicas da cidade, acadêmicos dos cursos da UnirG  e professores da rede pública de ensino que poderão assim, multiplicar o que os grupos convidados irão oferecer. 

Além dos espetáculos, o Festival irá realizar também oito oficinas durante o Encenart. Apenas em um único dia as mais de 200 vagas foram preenchidas pelos candidatos. “Ficamos surpresos com a procura das pessoas. Eram três dias de inscrição e no primeiro dia as vagas se esgotaram e muitos elogiaram o fato delas serem gratuitas. Minha expectativa agora é o público comparecer nos espetáculos, essa será nossa maior gratificação”, finalizou Sheyla Carvalho.

Segundo o presidente da Cia. Sorria Meu Bem, Thomas Batista, a intenção do Encenart é preencher uma lacuna da ausência de festivais de artes cênicas que resultam na troca de intercambio, circulação de peças e oferta na cidade um espaço de cultura e de lazer. (Ascom Unirg)