Economia

O Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) veio até Palmas, capital do Tocantins, para mostrar o caso de sucesso atendido pelo Programa Sebrae de Competividade (Prosec), consultoria que atende as necessidades de cada empresa individualmente e de forma customizada.

O PEGN vai ao ar na TV Globo, às 7h30min, de domingo (14). Às 9h05min, a Globo News reprisa o programa, que também será exibido no Canal Futura em três oportunidades – na segunda-feira (15), às 16h30min, e na terça-feira (16), às 6h e às 13h.

No Tocantins, o empresário Valdir Cezar descobriu a “pedra preciosa” – o seixo e a areia - no fundo do Rio Tocantins. O produto pode ser usado em grandes obras ou até para decoração de jardins. O metro cúbico é vendido por cerca de 60 reais na região.

Depois que a mineradora comprou uma draga, a capacidade de extração triplicou. Com ela, é possível, retirar do rio, 750 metros cúbicos de areia e seixo a cada 6 horas, dobrando assim o faturamento da empresa. A draga é hidráulica e funciona com dois canos de sucção que retiram as pedras do fundo do rio e jogam para dentro da embarcação.

Depois de participar do PROSEC - Programa Sebrae de Competitividade - o empresário decidiu investir em planejamento. Uma equipe de consultores avalia todos os setores da empresa, faz um diagnóstico e propõem ações de melhorias. Um dos principais investimentos do negócio está focado em sustentabilidade. A água usada em todo o processo de extração passa por três tanques de decantação para voltar ao rio sem nenhum resíduo sólido.

Para continuar expandindo os negócios, o empresário conta com a orientação do Sebrae. Através da participação em cursos e consultorias, a Mineração conseguiu profissionalizar os processos, produtos e serviços da empresa, alcançando uma certificação de seus produtos. O próximo passo é a busca pela certificação ISO 9001.

Para atender toda essa demanda, o Sebrae orienta que a empresa agora invista em finanças, desenvolvimento de equipe e marketing. Com a ajuda dos consultores, o empresário Valdir Cezar também está revendo as diretrizes do Planejamento Estratégico para os próximos quatro anos.

“Através do Prosec, os consultores trabalham em parceria com o empresário na busca das melhores soluções para empresa. A Mineração Cezar tem apresentado excelentes resultados e o acesso aos novos conhecimentos em gestão tem contribuído de forma efetiva na ampliação do mercado e no aumento da carteira de clientes”, ressalta a superintendente do Sebrae, Márcia Rodrigues.

Sobre a Mineração Cezar

A Mineração Cezar está há 20 anos no mercado de Palmas. A indústria trabalha com a extração subaquática e comércio de areia e seixo; cristal bruto e lapidado; e locação de máquinas.