Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A deputada estadual Josi Nunes(PMDB) usou a tribuna durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 17, para relembrar sua trajetória de luta para a retirada do horário de verão  no Estado Tocantins.

Josi ressaltou todo o seu empenho que culminou em uma mobilização popular. “É um tema que eu me debrucei ao longo dos meus primeiros anos de mandato parlamentar. Batalhei, insisti, fui às ruas, ouvi a sociedade, colhi mais de 22 mil assinaturas e levei até as autoridades para que ouvissem o sonoro não que o povo do Tocantins dava a esta ideia. Entrei ainda com uma Ação Popular, com a finalidade de proteger o Tocantins e a população, visando a exclusão do Tocantins da relação do Decreto Presidencial”, ressaltou.

Josi parabenizou a atitude do governador ao comunicar a tentativa de revogar o decreto que inclui o Tocantins no horário de verão, porém a parlamentar não poupou críticas ao dizer que o Governador não pensou nos prejuízos causados pelo horário de verão. “E os prejuízos, será que o Governador do Estado elencou quais são? Será que ele pensou que  Horário de verão faz mal à saúde, principalmente das crianças e idosos; que causa prejuízo ao comércio; que coloca em risco a segurança de crianças e mulheres; que na Região Norte, o Tocantins é o único Estado que entra nesse Horário; que o Tocantins não possui tantas indústrias e que o estado exporta energia?”, questionou.

Ao citar o exemplo da Bahia, onde o Governador acatou a opinião de 76% da população que não quis o horário de verão, a parlamentar mais uma vez criticou a postura do governador do Tocantins de não ter consultado a população. “Eu iria solicitar através de requerimento, que o Governador do Tocantins realizasse uma consulta publica ao povo do nosso estado a exemplo da atitude do Governador da Bahia, Jacques Wagner, a quem quero parabenizar pela atitude democrática que tomou, quando ouviu seu povo e 76% disseram não, o mesmo não que o povo do Tocantins disse há 11 anos atrás”, frisou.

A peemedebista apresentou dados, que mostram que a economia proporcionada pelo horário de verão é insignificante. “A economia de energia é ínfima, segundo a Celtins, no último Horário de Verão que o Tocantins participou a economia foi de apenas 0,005% de energia. Em contrapartida o valor das nossas contas de energia elétrica sempre subiu deste então, e deverá cair a partir do próximo janeiro, por iniciativa do Governo Federal, não pelas promessas deste Governo que ai esta”salientou. 

Ao finalizar seu discurso, Josi disse que fará o que for preciso para que o Tocantins não tenha horário de verão. “Se preciso for começo outra campanha e, vou a todos os lugares, falarei com quem for preciso, tomarei todas as medidas necessárias para que o Tocantins seja excluído do horário de verão e peço ajuda dos Senhores Deputados e Senhoras Deputadas para que juntos possamos defender o nosso povo do Tocantins desse terrível mal do horário de verão, que causa mais prejuízos que benefícios”, concluiu. (Com informações da Assessoria)