Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Uma equipe de policias civis da Delegacia Estadual de Investigações Criminais – DEIC, de Palmas sob o comando dos Delegados Evaldo de Oliveira Gomes e Liliane Albuquerque Amorim, prendeu em flagrante delito, na tarde desta última quinta-feira (18) Alicindo Rodrigues de Araújo, 47 anos e Wanderson Brito de Matos Amorim. Ambos são acusados pela prática de Estelionato, crime tipificado pelo Art. 171 do Código Penal Brasileiro.

Segundo informações dos delegados responsáveis pelo caso, os autuados são acusados de obter um financiamento por meios fraudulentos junto a uma instituição bancária utilizando  documentação adulterada com o objetivo de adquirir um veículo zero quilômetro em uma concessionária de Brasília (DF). A Polícia Civil conseguiu prender os acusados através de uma denúncia anônima quando os mesmos deixavam a agência bancária na Avenida JK em Palmas após terem conseguido concretizar o golpe tendo inclusive conseguido faturar o carro.

Ainda, de acordo com a PC, Wanderson trabalhava como corretor em uma garagem de veículos no município de Porto Nacional e estaria intermediando a aquisição do automóvel no Distrito Federal juntamente com Alicindo. Este, por sinal, se passava por empresário e apresentou uma renda condizente com a profissão que dizia ter, no entanto algumas discrepâncias chamaram a atenção do gerente do banco e dos policiais tais como o valor do financiamento solicitado que era de 51 mil reais quando na verdade o preço real do carro não passava de 35 mil.

Além do mais, Alicindo não possuía nenhum automóvel ou qualquer outro bem em seu nome, tampouco tinha Carteira de Habilitação. Outros documentos como o RG do preso também levaram a crer que se tratava de um golpe. Os documentos serão submetidos à perícia com a finalidade de se estabelecer se são mesmo falsificados. A Polícia Civil também informou que o comprovante de rendimento, apresentado por Alicindo, havia sido fornecido por um contador da capital que também está sendo investigado por suspeita de participação no crime.

Outro detalhe que despertou a atenção dos funcionários do banco foi o fato de que por repetidas vezes, o corretor Wanderson havia acompanhado os supostos clientes na hora de assinar os documentos e obter a liberação do financiamento dos veículos. No momento em que foram abordados e presos, Wanderson e Alicindo conduziam um veículo modelo Strada, marca Fiat e, quando os policiais civis efetuaram buscas no interior do veículo encontraram duas placas ”frias” que supostamente seriam usadas no veículo gol que os autuados tinham acabado de adquirir, configurando daí o golpe do carro Finan.

Diante das evidencias, Alicindo e Wanderson foram autuados em flagrante pelo crime de estelionato e após os procedimentos legais foram encaminhados à Casa de Prisão Provisória de Palmas – CPPP onde permanecerão a disposição do poder judiciário.

Segundo os Delegados Evaldo e Liliane as investigações continuarão no intuito de estabelecer toda a verdade dos fatos. Se forem comprovadas as falsificações nos documentos apreendidos com os autuados, os mesmos responderão também por falsidade ideológica e falsificação de documento público. (Ascom SSP)