Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de Palmas que prevê 810 Milhões para o ano de 2013 chegou a Câmara Municipal esta semana, durante campanha ao paço Municipal o prefeito eleito de Palmas, Carlos Amastha (PP), prometeu destinar 30% do Orçamento a Educação e aumentar significativamente a remuneração dos Servidores da Educação, principalmente dos Professores.

O Sindicato dos Profissionais em Educação Física em contato com o presidente da Comissão de Finanças, vereador Bismarque do Movimento (PT), obteve do Vereador a disposição para que o mesmo se empenhasse na viabilização da proposta, “Estou comprometido em trabalhar para ampliar os recursos destinados à educação em Palmas, disponibilizando emendas e realocando verba para que o investimento público nesta área seja de 30% dos recursos que dispõe o Município. A ampliação da estrutura e qualidade da Rede Municipal de Ensino é fundamental para transformar a vida das famílias palmenses que vive em situação de vulnerabilidade social, bem como a valorização profissional”, disse o vereador.

O sindicato deve se reunir, ainda, com a Equipe de Transição e notificar via oficio todos os vereadores que irão votar a LDO e a LOA para sensibiliza-los. O presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação Física do Tocantins (SINPEF-TO), Luciano Lucas, disse que agora é o momento ideal para garantir o percentual na construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias para que efetivamente isso seja consolidado no orçamento.

O presidente da Associação de Classe dos Profissionais em Educação Física do Tocantins (APEF-TO) Anselmo Martins defende essa pauta e diz que é um grande avanço do poder público em mais um passo para consolidar a valorização do Profissional e da Educação. A iniciativa do Sindicato pretende garantir que seja contemplado no orçamento os percentuais de forma a permitir uma melhor estruturação dos ambientes escolares e valorização do Profissional.

A LDO de 2011 teve o valor de 580 Milhões, em 2012 esse valor saltou para 810 Milhões.