Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

 Foi realizada na manhã deste sábado, no Teatro Cora Coralina, em Paraiso, oficina de dança de rua (Break Dance), ministrada pelo professor Robson Lima. As aulas fazem parte do Circuito de Eventos Tradicionais do Tocantins, que acontece durante este final de semana na cidade.

Em uma breve pausa em sua aula, o professor explicou a dinâmica e pluralidade da dança de rua contemporânea. “A dança de rua é uma explosão dançante, há uma energia diferenciada, por isso atrai mais jovens”, disse.  

No segundo dia de aula os alunos formados por professores de dança da rede pública de ensino, jovens e adolescentes estão formando coreografias dos passos ensinados na aula anterior. “Ontem passamos para a turma os fundamentos básicos da dança de rua e a tarde trabalhamos o movimento com os pés e as mãos no solo e hoje estamos unindo os passos e formando coreografias coletivas”, descreve Lima acrescentando que este é um dos objetivos da oficina “difundir a cultura da dança valorizando o trabalho coletivo com o respeito ao próximo combatendo a violência e as drogas”, finaliza.

Além dos passos, o professor ministrou aula teórica sobre a cultura de Breackdance, com vídeos de dança e mostra de campeonatos nacionais e internacionais. “Ele tem muito conhecimento da área e transmitiu bem sua experiência. Estou levando mais bagagem e conteúdo para meus os alunos depois desta oficina”, declarou a professora de dança Valcilene Alves.

O projeto é uma realização do governo do Estado por meio da Fundação Cultural do Tocantins viabilizada pelo convênio firmado com o Ministério da Cultura, fruto de Emenda Parlamentar do ex-deputado federal Moisés Avelino. O Circuito será encerrado hoje a noite com um grande show a partir das 19 horas com cantores regionais e apresentações teatrais na Praça José Torres. (Ascom Secult)