Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fabiola Dias

Foto: Fabiola Dias

No Tocantins, o segundo ciclo da Campanha de vacinação contra febre aftosa se aproxima e continua no ritmo de comemoração celebrando 15 anos sem foco da doença. Entre os dias 1º e 30 de novembro, a expectativa é vacinar 4,5 milhões de bovídeos, bovinos e bubalinos, com idade abaixo de 24 meses declarados em maio. O Estado conta com aproximadamente 8 milhões de bovídeos.

Neste período, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) orienta os produtores rurais sobre os cuidados para a correta imunização dos animais, dentre elas, adquirirem vacinas em revendas autorizadas e conservá-las em temperatura correta (de 2 a 8°C) até o momento da aplicação; injetar a vacina na região da tábua do pescoço com agulhas e seringas em bom estado e limpas. Além disso, manejar os animais com o mínimo de estresse e nos horários mais frescos do dia.  

Após a vacinação o produtor tem até 10 dias para declarar o ato nas unidades de serviço da Adapec, onde sua ficha cadastral é movimentada. “Nesta etapa, onde a vacinação é parcial, os produtores que não tiverem animais em idade vacinal devem procurar a agência para declarar todos os animais, mesmo os de outras espécies, presentes na propriedade”, disse o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, João Eduardo Pinto Pires.

De acordo com o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, toda a cadeia produtiva já provou que está engajada na luta pela preservação do status sanitário tocantinense, livre de febre aftosa com vacinação. “Em maio batemos um recorde inédito de cobertura vacinal com 99,64% do rebanho imunizado. Agora conclamamos novamente todos os pecuaristas para ultrapassarmos esta marca”, disse.

Multas

O produtor rural que deixar de imunizar o rebanho estará sujeito à multa de R$ 5,32 por animal e 127,69 por propriedade não declarada. Além disso, ficará impendido de emitir a GTA – Guia de Trânsito Animal, documento obrigatório para o transporte dos animais, até que a situação seja regularizada.

Abertura Oficial

Este ano, abertura oficial será realizada no dia 07 de novembro, às 10hs, na Fazenda Estância Vale do Sol, no município de Gurupi, a 243 km de Palmas. (Ascom Adapec)