Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Em visita ao projeto de irrigação Manuel Alves, em Dianópolis, região Sudeste do Estado, o secretário Nacional de Irrigação, Guilherme Augusto Orair, garantiu que o Governo Federal pretende dar maior celeridade aos projetos em todo o País. Orair, juntamente com o secretário da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, esteve nesta terça-feira, dia 23, no projeto Manuel Alves, e conheceu de perto a barragem, as estações de águas e os canais. Os secretários também visitaram a subestação rebaixadora de energia elétrica, a qual irá permitir que a rede elétrica de alta tensão local alimente o projeto, além de alguns lotes com plantio de fruticultura, e ainda participaram de uma reunião com os irrigantes.

Durante o encontro, o gerente da Fahma Planejamento e Engenharia Agrícola, empresa de gestão e manutenção do Manoel Alves, Delmácio Antunes, apresentou aos secretários as ações que estão sendo executadas e as perspectivas para aumento de área de plantio até 2013. “Devido a escala de produção, que ainda é pequena, estamos focados em trabalhar para conseguir mercado e incentivar o plantio das culturas em consórcios, uma perene e outra de ciclo curto, pois assim haverá opções de renda durante todo o ano”. Antunes citou como exemplo, os plantios integrados entre banana e coco, banana e feijão, maracujá e pinha, maracujá e manga.

O secretário Jaime Café reforçou a importância em incentivar a produção nos lotes empresariais. “O projeto já está pronto para receber esses investimentos, os lotes estão em licitação e toda a estrutura, como a energia elétrica já está disponível para produção em grande escala”, falou, completando que além dos tratores para auxílio no manejo do solo, a Secretaria irá empenhar no licenciamento dos novos tanques redes a serem instalados no lago da barragem. “Será mais uma opção de renda para os produtores”, completou.

O secretário Nacional, Guilherme Orair, explicou que em todo o País, vários projetos de irrigação estão com produção inferior à capacidade total e que a intenção do Governo Federal, em parceria com Estados, é resolver os problemas que causam isso. Orair comentou que no Tocantins com a licitação dos lotes empresariais, os projetos devem deslanchar na produção de alimentos, abastecendo várias regiões.

Projeto

O projeto Manuel Alves, um dos maiores do Brasil, possui 3.800 hectares e atualmente 114 lotes já estão licitados, e em cerca de 50% destes há produção, principalmente, de feijão, banana, maracujá, milho e verduras em geral. Processo realizado no último mês de agosto licitou outros 53 lotes, sendo 48 para pequenos produtores e cinco empresariais.

A água para as propriedades vem da barragem formada no rio de mesmo nome do projeto. Após a perenização, acontece a captação, distribuição e drenagem d’água até os lotes. O projeto, que conta com recursos do Governo Federal com contrapartida do Governo do Estado, é destinado principalmente à fruticultura tropical. (Ascom Seagro)