Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Universidade Federal do Tocantins sedia desde a última segunda-feira, 22, até o dia 26 de outubro a II Semana Acadêmica de Engenharia Civil - II SAEC, promovida pela Coordenação de Curso e pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil da UFT.

O evento possui como tema central as “Tecnologias Sustentáveis” no ramo da construção civil e servirá como ponto de convergência do conhecimento acadêmico e da teoria científica com as novas práticas do mercado.

Com a engenharia em um mundo em transformação, a II SAEC terá como eixo central as tecnologias sustentáveis para o enfrentamento das questões técnicas, científicas, econômicas, sociais e ambientais ligadas à construção civil. Esta temática será explorada por estudantes das instituições de ensino superior e por representantes das empresas da construção civil, da sociedade civil, professores, pesquisadores, consultores, empreendedores e interessados.

A II SAEC contará com 19 palestras, 23 minicursos e 3 mesas redondas de variados temas de interesse atual. Sete salas para apresentação simultânea dos minicursos foram reservadas para o evento, possibilitando ao público a participação em atividades tanto pela manhã como à tarde. Serão realizadas duas visitas técnicas, uma à base de distribuição de combustível da Petrobrás na TO-080 e outra à PCH Lajeado a 60 km de Palmas.

Paralelo às palestras e minicursos, serão oferecidas oficinas para manuseio de equipamentos elétricos e carburados, mostra de maquetes e simulados da olimpíada do conhecimento com temas da construção civil. A fim de instruir sobre técnicas de segurança do trabalho, os participantes poderão descer de rapel da biblioteca central da UFT. Também haverá o I Desafio das Pontes de Macarrão com normas e premiação para construção de pontes com até 850 g capazes de vencer um vão de um metro e suportar o máximo de carregamento.

A II Semana Acadêmica de Engenharia Civil receberá 250 participantes. As inscrições são R$ 30,00 para estudantes de engenharia civil da UFT e R$ 40,00 aos demais interessados e já estão sendo feitas no Anfiteatro da UFT