Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito eleito de Santa Rosa do Tocantins, Ailton Araújo (PSDB) esteve nesta terça-feira, 30, com o senador João Ribeiro (PR) para discutir projetos no município, com apoio do Governo Federal. Ailton Araujo levou ao senador, em Brasília, sua preocupação com as contas do município além de projetos para infraestrutura nas áreas urbana e rural, além de educação.

Ailton Araújo que foi prefeito de Santa Rosa até 2008 testemunhou que o município necessita de obras estruturais urgentes. Um exemplo é a captação de água pluvial. “Quando chove, Santa Rosa é muito prejudicada”, ressaltou o prefeito eleito. Além disto, muitas das ruas e avenidas do município precisam ser asfaltadas, destacando que a cidade com mais de cinco mil habitantes não pode continuar com tantas ruas sem asfalto.

Crescimento da Produção

Além da área urbana, Ailton Araújo que já foi secretário de Planejamento em Santa Rosa, Porto Nacional e por muitos anos trabalhou na Secretaria de Planejamento do Estado, levou ao senador João Ribeiro a necessidade de adequar a infraestrutura rural para a nova realidade produtiva do município. As nossas pontes e estradas vicinais não estão adaptadas ao aumento crescente da produção de soja e outros grãos no município. A área plantada soja cresce a um ritmo de 20% ao ano. Como Santa Rosa tem apenas 25% de sua área plantada, a expectativa é de forte crescimento nos próximos anos, ressaltou.

As estradas vicinais que cercam Santa Rosa precisam ser alargadas e encascalhadas urgentemente, vaticinou o novo prefeito.  A maior parte de nossas pontes são estreitas, com 03 mts de largura e ainda são de madeira, quando necessitamos de pontes de concreto para facilitar o transito de colheitadeiras e máquinas agrícolas que hoje têm até 07 mts de largura, exemplificou Ailton Araújo.

João Ribeiro

O senador João Ribeiro concordou que Santa Rosa precisa aproveitar as potencialidades do município. Santa Rosa precisa oferecer as condições de produção e escoamento. Caso contrário, os empresários que estão instalados perderão o interesse em investir na região. O senador colocou o seu gabinete a disposição dos projetos do novo prefeito antes mesmo do seu mandato iniciar. “Meu gabinete em Brasília não tem cor partidária para os prefeitos do Tocantins. Faço do meu gabinete o seu escritório”, enfatizou o senador ao ex-sub-secretário de Energias Limpas do governo Siqueira Campos.

Educação

Na área da Educação, Ailton Araújo ressaltou que Santa Rosa tem de ampliar sua escola municipal para transformá-la em escola de tempo integral e terminar a creche, que hoje está na fase de cobertura. É importante que além da creche, a nossa principal escola tenha condições de acolher as crianças e adolescentes enquanto os pais estão trabalhando, explicou o prefeito eleito. (Assessoria de Imprensa)