Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Buscando garantir o conforto aos familiares e amigos na hora de prestar a homenagem aos seus entes no Dia de Finados, a Prefeitura de Palmas preparou os cemitérios da capital e organizou, juntamente com a Arquidiocese de Palmas, uma programação para atender a esta tradição. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) realizou os serviços de limpeza e manutenção dos quatros cemitérios públicos de Palmas, o Jardim da Paz, próximo a saída para Aparecida do Rio Negro; o São Miguel, em Taquaralto, os cemitérios dos distritos de Taquaruçu e Buritirana. Também foi disponibilizado pela Prefeitura tendas, cadeiras e água. “Tudo está pronto para que os familiares possam prestar sua homenagem”, destacou o titular da Semasp, Mário Nania. A capital ainda conta com o cemitério Jardim das Acácias que é particular.

As missas dos cemitérios Jardim da Paz e São Miguel estão marcadas para as 8h, 10h, 16h e 18h do dia 2 de novembro. Já no cemitério de Taquaruçu a celebração religiosa acontece às 8 horas, e em Buritirana às 17 horas. 

A previsão é que 2.500 a 3 mil pessoas visitem os dois maiores cemitérios da capital, Jardim da Paz e São Miguel, no Dia de Finados. Em cada um destes locais existem atualmente 2 mil sepulturas. Já em Taquaruçu a estimativa é de 500 visitas no decorrer do dia, nos 350 sepulcros existentes no local. Em Buritirana há 110 túmulos e a previsão é que 200 familiares faça a visita nesta sexta-feira, 2.  

Orientações

O secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Nania, orienta os visitantes que ao cumprir a tradição do Dia de Finados tomem alguns cuidados. Em relação à queima de velas, esta só é permitida nos cruzeiros. “Também queremos solicitar aos familiares que ao colocar enfeites e adornos observem se estes não poderão acumular água e assim provocar o surgimento de focos do mosquito da dengue”, orientou o gestor. 

Linhas especiais

A Prefeitura também irá disponibilizar linhas extras de ônibus para os dois principais cemitérios de Palmas. De acordo com a Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes haverá ônibus a cada hora para as localidades. 

Durante todo o dia serão disponibilizados ônibus coletivo para os cemitérios Jardim da Paz, Jardim das Acácias e São Miguel. Os coletivos do Expresso Miracema sairão das Estações Xambioá com direção ao Cemitério Jardim das Acácias e Jardim da Paz, a partir das 7h, com intervalo de 30 minutos até as 19h . 

Já para o cemitério São Miguel, os coletivos da TCP sairão da estação Javaé, a partir das 7h, também com intervalo de 30 minutos.