Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A professora Lucidete José de Oliveira Santos, de Língua Portuguesa e a estudante Edmylla Nunes Cardoso, aluna do 9º ano, da Escola Estadual Joaquim José de Almeida, de Taguatinga, estão comemorando as suas classificações na etapa semifinal da 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa 2012, e vão participar do encontro regional da categoria crônica, em Natal, Rio Grande do Norte, no período de 5 a 7 de novembro.

As duas foram classificadas na categoria crônicas. Lucidete explicou que foi uma experiência muita boa participar da Olimpíada de Língua Portuguesa. Ela trabalhou com os alunos durante 45 dias, e desenvolveu atividades como produção de textos, correções, exposição dos trabalhos produzidos e a seleção. “Foi uma atividade que valeu a pena, foi gratificante, teve um resultado, toda a escola foi envolvida, alunos, professores e País”, frisou Lucidete.

Edmylla escreveu uma crônica intitulada “Pés no chão”, que conta a história de uma criança pobre, com seus sonhos e desafios.

Uma das etapas da Olimpíada de LP são os encontros regionais, uma para cada gênero literário, com a finalidade de ampliar a competência de leitura e escrita e o universo cultural de alunos e professores. No final de cada encontro serão anunciados os trabalhos finalistas.

O encontro regional de crônicas será em Natal, o de Memórias Literárias, será em São Paulo, no período de 12 a 14 de novembro, o de Poema, em Fortaleza, Ceará, nos dias 20 a 22 e de Artigo de Opinião, em Belo Horizonte, Minas Gerais, de 27 a 29 de novembro.

Também vão participar do encontro de crônicas, a estudante Sarah Roldão Batista e a professora Rosilene Vicente de Sousa, do Centro de Ensino Raimundo Neiva de Carvalho, de Palmeiras do Tocantins; e a estudante Thaysa Samara Alves Silva e a professora Agostinha Rodrigues da Costa, da Escola Municipal de Tempo Integral Campelo da Cruz da Silva. (Ascom Seduc)