Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O Instituto de Pesos e Medidas do Tocantins (IPEM-TO) e a Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins (Adtur) entregaram na manhã desta quinta-feira, 1º de novembro, a placa com o título de quatro estrelas ao Hotel Girassol Plaza, o  primeiro da região Norte a receber esta classificação. O presidente do IPEM, Parrião Júnior, estava presente no evento.

O novo sistema de classificação dos Meios de Hospedagem (MH) faz parte do compromisso do Brasil com a FIFA (Federação Internacional de Futebol) e com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para a organização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. As adequações são para atender os padrões internacionais, o Ministério do Turismo (MTur) e o Inmetro. Como em todos os estados, o IPEM, representante do Instituto no Tocantins, é o responsável pela avaliação in loco, e, posteriormente condiciona a entrega da placa pelo MTur.

Parrião Júnior ressaltou que o MH busca atender aos padrões internacionais e as necessidades para os eventos de porte que o Brasil vai sediar. “O Tocantins se destaca ao ser classificado, e isso só é possível através de empresários empreendedores, e da parceria entre órgãos, como acontece entre o IPEM e a Adtur”. 

O presidente do IPEM-TO pontuou ainda que o processo é voluntário, e o proprietário que desejar receber a classificação hoteleira precisa fazer a solicitação através do Cadastro Cadastur, pelo endereço eletrônico: http://www.cadastur.turismo.gov.br.

Parrião Júnior frisou ainda que até o momento poucos estados tiveram a iniciativa de pedir a classificação, e acredita que outros estabelecimentos do Tocantins vão procurar se classificar, “por garantir confiabilidade aos meios de hospedagem”.

Para a gerente e proprietária do estabelecimento, Ilza Correa Rocha, a Classificação é de suma importância para que o cliente faça a escolha adequada: “no mundo inteiro a hotelaria é feita com classificação”. 

SBClass

O Sistema Brasileiro de Classificação (SBCClass) estabeleceu sete tipos de Meio de Hospedagem para atender a diversidade da oferta hoteleira nacional: hotel, resort, hotel fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart hotel. A simbologia das estrelas é utilizada para diferenciar as categorias.