Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Representantes do BIRD durante visita técnica ao Tocantins realizada em junho de 2012

Representantes do BIRD durante visita técnica ao Tocantins realizada em junho de 2012 Foto: Elson Caldas

Foto: Elson Caldas Representantes do BIRD durante visita técnica ao Tocantins realizada em junho de 2012 Representantes do BIRD durante visita técnica ao Tocantins realizada em junho de 2012

A presidente Dilma Rousseff enviou Mensagem para o Senado contendo a proposta de aprovação para a contratação, pelo Tocantins, de operação de crédito junto ao Bird - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento. O empréstimo na ordem de US$ 300 milhões foi aprovado pela diretoria da entidade financeira ainda no mês de agosto. A Mensagem n° 496 foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 6.

O recurso será destinado a obras do PDRIS - Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável Integrado do Tocantins e terá contrapartida de US$ 75 milhões do Governo do Estado.

O PDRIS tem como objetivo estimular o desenvolvimento local e estadual por meio de melhores transportes e de maior oferta de serviços públicos, beneficiando cerca de 300 mil pessoas em 72 municípios. O montante será aplicado na eliminação de cerca de 2.600 pontos críticos em estradas vicinais municipais; construção de pontes, bueiros e drenagem.

Além disso, a verba também será aplicada na melhoria da eficiência da gestão pública e na conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Também serão feitas reabilitação e conservação de cerca de 1,6 mil quilômetros de estradas estaduais.