Estado

Foto: Elson Caldas Representantes do BIRD durante visita técnica ao Tocantins realizada em junho de 2012 Representantes do BIRD durante visita técnica ao Tocantins realizada em junho de 2012

A presidente Dilma Rousseff enviou Mensagem para o Senado contendo a proposta de aprovação para a contratação, pelo Tocantins, de operação de crédito junto ao Bird - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento. O empréstimo na ordem de US$ 300 milhões foi aprovado pela diretoria da entidade financeira ainda no mês de agosto. A Mensagem n° 496 foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 6.

O recurso será destinado a obras do PDRIS - Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável Integrado do Tocantins e terá contrapartida de US$ 75 milhões do Governo do Estado.

O PDRIS tem como objetivo estimular o desenvolvimento local e estadual por meio de melhores transportes e de maior oferta de serviços públicos, beneficiando cerca de 300 mil pessoas em 72 municípios. O montante será aplicado na eliminação de cerca de 2.600 pontos críticos em estradas vicinais municipais; construção de pontes, bueiros e drenagem.

Além disso, a verba também será aplicada na melhoria da eficiência da gestão pública e na conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Também serão feitas reabilitação e conservação de cerca de 1,6 mil quilômetros de estradas estaduais.