Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

O governo do Tocantins, por meio da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária lançou oficialmente, nesta quarta-feira, 07, na Fazenda Estância Vale do Sol, em Gurupi, na região Sul do Tocantins, a segunda etapa da campanha contra Febre Aftosa 2012.

Celebrando os 15 anos sem registro da doença no Estado e os bons resultados do setor produtivo da pecuária tocantinense, o evento contou com a presença do Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, do presidente da Adapec, Marcelo Inocente Aguiar, Superintendente Federal da Agricultura no Tocantins, Jalbas Manduca, presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos, João José Stival,  produtores rurais e estudantes.

O presidente da Adapec, Marcelo Aguiar, afirmou que estes 15 anos sem aftosa no Tocantins é um prêmio do produtor rural ao estado e por isso, a comemoração é de toda a cadeia produtiva da pecuária. “Estamos comemorando os bons resultados da pecuária, por isso, o trabalho da Adapec na fiscalização e orientação aos produtores rurais é fundamental na manutenção do status de livre da aftosa.”

O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jaime Café que representou o governador Siqueira Campos, ressaltou a importância da vacinação contra febre aftosa, pois segundo ele, com o status de zona livre, o Estado tem conquistado mercados importantes, proporcionando lucro para os produtores e mais arrecadação para o Tocantins.

Já o superintendente Federal da Agricultura no Tocantins, Jalbas Manduca, destacou o potencial da pecuária no estado, afirmando que a expectativa este ano é de exportar cerca de 30 mil toneladas de carnes para outros países, um aumento segundo ele, de mais de 20% ao ano nos últimos cinco anos. O superintendente ainda anunciou a liberação de recursos por meio de convênio com a Adapec no valor de 5 milhões de reais para a defesa sanitária animal e vegetal.

Para o pecuarista e presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos, João José Stival, os avanços na indústria, é graças aos esforços da iniciativa privada e do governo que tem possibilitado um crescimento significativo nas exportações de carne para diversos países. “Estamos em busca de conquistar o mercado europeu e o próximo desafio para 2013 é iniciar um trabalho em busca do mercado chinês.”

Gurupi possui um rebanho de 112 mil cabeças de bovídeos e é reconhecido pelo seu potencial na atividade pecuária, com grandes leilões, confinamento, grandes pecuaristas e frigoríficos que exportam carne para todo o país inclusive para outros países.

Campanha

A campanha que tem o lema: 15 anos sem aftosa – manda mais uma dose para comemorar, estenderá até o dia 30 de novembro e deve imunizar aproximadamente 4,5 milhões de bovinos e bubalinos com idade de até 24 meses declarados em maio. Já os municípios da extinta zona tampão – Mateiros, São Felix, Lizarda, Recursolândia, Campos Lindos, Goiatins e Barra do Ouro, deverão vacinar todo o rebanho. O produtor que deixar de vacinar os animais estará sujeito à multa de R$ 5,32 por animal e 127,69 por propriedade não declarada. E, ficará impendido de emitir a GTA – Guia de Trânsito Animal. (Ascom Adapec)